0800 591 0700

Uniabeu se prepara para oferecer atendimentos gratuitos para pacientes com doenças raras

Por Anderson Guilherme

A Uniabeu Centro Universitário lançou na segunda-feira, 29/01, um novo espaço ambulatorial dedicado a atendimentos gratuitos para pacientes com doenças raras. Intitulado de Núcleo de Ensino Multiprofissional para Doenças Raras, o novo serviço será coordenado pelo professor João Gabriel Lima Daher, que é médico com experiência em doenças raras e autoimunes. O Núcleo de Ensino funcionará nas dependências da Clínica Escola de Fisioterapia, que fica no campus Belford Roxo.

Vice-reitor Paulo Roberto

Paulo Roberto de Menezes Chaves, vice-reitor da Uniabeu, fez as honras da casa, ressaltando a grande satisfação da Instituição em realizar esse serviço, “nós estamos felizes com este projeto. Temos certeza que os atendimentos serão  úteis a muitas pessoas, o que evidencia o nosso compromisso com a comunidade do entorno e a nossa responsabilidade em oferecer um treinamento prático aos alunos da área da saúde”, afirmou o vice-reitor referindo-se também ao treinamento prático que os alunos da saúde terão com os atendimentos. Na sequência, o reitor Valdir Vilela discursou sobre a história da Uniabeu e o potencial da Instituição, “Há 60 anos realizamos trabalhos focados na educação e formamos inúmeros profissionais com grandes potenciais. Esse novo projeto, focado em doenças raras, vem com o objetivo de fomentar e fortalecer a nossa missão e o nosso compromisso com os alunos e a comunidade”, disse ele. Em seu momento de fala, João Daher ressaltou a importância do espaço ambulatorial para doenças raras na Baixada, “o Brasil apresenta uma estimativa de 15 milhões de pacientes com Doenças Raras e pouco profissionais habilitados para atuar nesta área. Será uma grande contribuição para a comunidade da Baixada, já que o acompanhamento clínico multidisciplinar antes era presente apenas na capital”, concluiu. Dentre as autoridades que compareceram ao evento, a Juíza Federal de São João de Meriti, Claudia Valeria Bastos Fernandes Domingues, também ressaltou a importância do espaço na Baixada e parabenizou a Instituição pela iniciativa, “Sabemos o quanto esta região é discriminada. Por isso, é louvável quando uma Instituição de Ensino do porte da Uniabeu se propõe a realizar esse trabalho na Baixada Fluminense”, concluiu a juíza.

Também marcaram presença, Edicléa Mascarenhas Fernandes (Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência) e representantes de conselhos municipais, a Pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Extensão, Andréa Santos Peçanha, o Pró-reitor Administrativo Antônio Carlos Santana e os coordenadores de curso da Uniabeu.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar