Uniabeu promove Semana Acadêmica de Fisioterapia

A Uniabeu promoveu nos dias 16, 17 e 18 de outubro a XV Semana Acadêmica de Fisioterapia recheada de atrações. O Coordenador Nelson Ayres Barradas trabalhou com o auxílio de uma comissão organizadora formada pelos alunos Larissa de Souza Araújo, Beatriz Silva Carreira, Marcelly Amaral Torres, Patrícia Vieira Peixoto e Vitor Hugo. Eles ajudaram na concepção dos eventos e na organização das palestras, oficinas e exposições.

Foram muitos os momentos importantes da semana. No pátio, aconteceram exposições de Trabalhos de Conclusão de Curso. Os formandos de fisioterapia mostravam ao público o tema que desenvolveram como projeto final. Vários pôsteres foram exibidos com diferentes temas. Os horários das apresentações não coincidiam com os outros eventos. Assim, o público que acompanhou as apresentações dos TCC’s também pôde participar livremente das oficinas e palestras.

Coordenador Barradas palestrando

A Palestra de abertura ficou por conta do coordenador Nelson Barradas. No dia 16/10 Nelson falou sobre as abordagens fisioterapêuticas nas alterações da coluna vertebral. De uma forma bem participativa, os alunos fizeram perguntas e interagiram com o coordenador. O intuito da palestra era discutir o tema, mostrando as principais abordagens do Fisioterapeuta referente à coluna e os cuidados especiais no caso das lesões. No dia 17/10 foi a vez do Dr. Raphael Vallejo, ele palestrou sobre as abordagens fisioterapêuticas no CTI. Com toda sua experiência de mercado, Raphael falou sobre a atuação com os pacientes que estão no Centro de Terapia Intensiva, ressaltando os cuidados característicos com esse tipo de atendido. No último dia, 18/10, a Dr. Suellen Anacleto debateu a importância da fisioterapia na saúde da mulher.

As oficinas da semana focaram em pressão arterial, índice de massa corporal, risco cardíaco, pilates, manipulação vertebral e argiloterapia. Elas aconteceram das 20h às 22h, sempre após as palestras. Nas oficinas, os alunos de períodos mais avançados apresentavam técnicas e davam informações a cerca dos tratamentos e assuntos abordados. Todas as atuações nas dos alunos foram supervisionadas.

O diferencial da semana deste ano foi a integração. Segundo o coordenador Nelson Barradas, a intenção era fazer com que os alunos dos primeiros períodos dialogassem e trabalhassem com os formandos, “A semana de fisioterapia promoveu um encontro muito importante ente os alunos que iniciaram recentemente no curso e os que já estão em seus últimos anos. A interação entre eles foi muito positiva. Para os alunos dos primeiros períodos a sensação de participar da primeira semana acadêmica deles na Uniabeu, já trocando com o pessoal do décimo período foi muito importante. Conseguimos mostrar que a prática deve ser desenvolvida desde cedo. O objetivo foi fazer com que eles percebessem a fisioterapia já bem no início do curso” afirmou o coordenador. Essa experiência mais próxima com a prática proporciona ao aluno um realismo e uma maior dimensão da função do fisioterapeuta, “na fisioterapia a prática é fundamental. Eu defendo a fisioterapia ‘de verdade’. A minha missão é mostrar ao aluno que eles serão profissionais de qualidade se desde cedo já começarem a aplicabilidade do conteúdo. Eu sou a favor da prática supervisionada bem no início do curso”, concluiu Nelson Barradas.

A importância da prática relacionada com o conteúdo ficou bem evidente na semana. Para a aluna do 10º período Patrícia Vieira a semana cumpriu com o seu objetivo, “sem dúvida nós nos superamos. Fiquei muito satisfeita e surpreendida com a participação maciça da maioria dos alunos. O objetivo de proporcionar a integração dos períodos deu uma vivência muito legal a todos” concluiu ela.

Veja nas fotos a seguir os principais momentos da XV Semana de Fisioterapia Uniabeu.

Fotos – Gabriela Mineiro