Uniabeu participa de Encontro Nacional sobre Educação Física em Brasília

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) promoveu o 1º Encontro das Faculdades de Educação Física do Brasil no dia 28/06, em Brasília. O evento apresentou palestras e debateu temas importantes que fazem parte da rotina do Profissional de Educação Física.

A Uniabeu foi representada pelo Coordenador do curso de Educação Física Roberto Alves Garcia. Além de representar a instituição, o professor Roberto pode acompanhar vários debates sobre a profissão no Brasil, trocando experiências com profissionais da área, “O evento foi muito produtivo! Pude assistir palestras de vários profissionais brasileiros e estrangeiros, além de participar de uma mesa redonda com atletas brasileiros que são medalhistas olímpicos e que conquistaram as suas medalhas sem o uso de qualquer artifício proibido”, afirmou o professor Roberto.

Dentre os assuntos discutidos, o tema central foi o Controle de Doping. Tema este, que será convertido à disciplina para inclusão na matriz curricular dos cursos de Educação Física oferecidos pelas Instituições de Ensino em todo Brasil.

“A disciplina será inclusa na implantação da nova matriz curricular, que entrará em vigor em 2018.1, nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Enquanto isso, ela será acrescentada nas ementas das disciplinas coerentes ao tema”, completou o professor Roberto.

A nova disciplina dará aos alunos do curso um aprofundamento sobre os riscos do doping e o controle necessário às modalidades esportivas. Para o curso de Educação Física, além de um ganho curricular, a abordagem do Controle de Doping representa uma medida educativa para que os futuros atletas já percebam na universidade a importância de estarem bem informados sobre substâncias que podem comprometer o desempenho em competições.