Semana de Enfermagem da Uniabeu movimenta o campus Belford Roxo

Expressões do Cuidado de Enfermagem no Contexto Social, Político e Econômico do Rio de Janeiro; esse foi o tema abordado pelo curso de Enfermagem em sua semana acadêmica. Foram três dias de eventos (22, 23 e 24 de maio) com debates, palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e premiações. Os alunos e os convidados que prestigiaram os eventos se depararam com uma reflexão sobre a enfermagem no seu contexto social e a sua importância e relevância para o Rio de Janeiro.

Sônia Maria Andrade dos Santos

No primeiro dia, o curso recebeu a presidente do clube Vasco da Gama, Sônia Maria Andrade dos Santos. Formada em Direito, Sônia palestrou sobre os direitos e deveres dos cidadãos frente às diversidades culturais, sociais e políticas do Rio. Na conversa com o público, Sônia pontuou o pioneirismo da mulher e observou as diversidades culturais que formam a sociedade, destacando os direitos e deveres de cada um. Na sequência, os professores Lívia Fajin (docente da Uniabeu), Janaína Pinto Janini (doutoranda da UERJ), Ana Lúcia Abrahão da Silva (docente titular da Escola de Enfermagem da UFF) e Débora Ribeiro Cardoso (enfermeira psiquiátrica da UFRJ) integraram uma mesa redonda que discutiu o cuidado transcultural da enfermagem no contexto contemporâneo. O primeiro dia foi encerrado com a apresentação do grupo “Trupe Cantarola”.

No dia 23 a semana discutiu as especialidades da área e o seu desenvolvimento na contemporaneidade. A coordenadora Jaqueline Martins presidiu a mesa redonda composta pelo enfermeiro Gustavo Antônio Marques (Subsecretário de saúde de Paraty), Sheilane da Silva Santos (enfermeira da SAMU), Magda Rosa Pereira do Hospital da Mulher e Mara Blanck (Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética). Após o debate, ainda no auditório principal, uma sessão de pôster com apresentações de trabalhos se iniciou.

Além das palestras e debates, a semana acadêmica ofertou aos alunos e interessados externos uma série de minicursos com temas ligados ao tema deste ano. Professores e proponentes levaram aos inscritos um conteúdo diversificado sobre diversas especificidades da Enfermagem.

Eric e as alunas recebendo o prêmio

Um dos grandes momentos da semana ficou reservado para o último dia. O curso de enfermagem preparou uma homenagem para os alunos que cursam o último período e que já se preparam para receber o diploma de enfermeiros. Além disso, a professora Renata da Silva Hanzelmann presidiu uma mesa redonda que abordou a formação do aluno e o mercado de trabalho. Também no último dia de evento foram entregues os prêmios “Professor Valdir Vilela” e “A lâmpada”. Eric Pereira foi um dos professores da Uniabeu que se destacou na premiação por conta da autoria e a orientação no trabalho realizado com os alunos. Segundo ele, os prêmios são fundamentais para a formação do aluno, “prêmios proporcionam um incentivo a mais aos nossos alunos para eles continuarem no caminho da pesquisa científica. O aluno pesquisador se aprofunda nas temáticas do curso e, além disso, ganha pontos importantes para residências, caso queiram concorrer a concursos. Referente ao mercado de trabalho, um aluno pesquisador ganha um diferencial importante que pode ser crucial na busca por uma oportunidade”, concluiu o professor.

Nos três dias de evento o curso de Enfermagem mostrou o quanto é importante discutir e refletir sobre as questões que norteiam a área com convidados, alunos de outra Instituição e profissionais atuantes no mercado. A troca de conhecimentos e a observância do cenário atual são cruciais para quem está ingressando ou se formando. Por isso, o empenho de todos foi um dos marcos dessa semana que se destacou com os seus minicursos e palestras lotadas do início ao fim.

—–

Fotos enviadas pela coordenação do curso

Faça sua pré-matrícula

Nós ligamos para você!