Semana da Responsabilidade Social 2018

Conscientização, sustentabilidade, orientação e debates. A Semana da Responsabilidade Social da Uniabeu apresentou uma mistura de temas e discussões que movimentaram a Instituição. Alunos, professores, coordenadores e convidados participaram de eventos internos e externos que abordaram a necessidade de se ter hábitos sustentáveis e posturas conscientes e cidadãs. As ações foram coordenadas e promovidas pelos cursos de graduação de 17 a 22 de setembro.

Palestra Lei Seca

Para começar, no dia 17/09 a Uniabeu recebeu uma equipe da Operação Lei Seca no campus Belford Roxo. Através de uma conversa consciente, os visitantes falaram para um auditório lotado sobre os avanços da operação e a importância da conscientização da responsabilidade no trânsito. Em atividade desde março de 2009, a operação já contabilizou mais de 3 milhões de abordagens no trânsito. Através do objetivo de fiscalizar motoristas para evitar acidentes de trânsito, a operação realizada pelos agentes do DETRAN já possui 90% de aprovação dos cariocas. Um dos últimos dossiês de trânsito do DETRAN-RJ e o Instituto de Segurança Pública (ISP) apontou uma queda considerável no índice de mortos em decorrência de acidentes de trânsito. Foram aproximadamente 28%, considerando uma taxa por 100 mil habitantes.

A conscientização esteve em diversos aspectos na Semana de Responsabilidade Social. No dia 19/09 uma palestra no anfiteatro 1 do campus Belford Roxo abordou a Logística Reversa. No mesmo local, no dia 20/09, os alunos acompanharam uma palestra que abordou a Educação Ambiental e a destinação final de Resíduos Sólidos. A abordagem consciente da sustentabilidade foi realizada no intuito de levar mais informações e orientações sobre hábitos que podem ajudar a transforma os ambientes sociais.

O mercado de trabalho também ganhou espaço na semana, no dia 18/09 os convidados externos receberam orientações sobre vocações profissionais e carreiras. No mesmo dia, no auditório principal de Belford Roxo, a palestra “O Administrador e o Mercado de Trabalho” levou aos alunos e convidados orientações e informações pautadas nas exigências do mercado, no empreendedorismo e nas chances de empregabilidade. O momento foi importante para tirar dúvidas e para entender o que é preciso fazer para atender as expectativas e exigências do mercado.

A comunidade do entorno, como sempre, não ficou de fora. Na Semana da Responsabilidade deste ano os eventos esportivos também ganharam espaço. Torneios de futebol das crianças do projeto Fluir e dos alunos aconteceram nas quadras do campus Belford Roxo. Além de muito gol e torcida, os vitoriosos receberam medalhas. Para também agregar as atividades voltadas à comunidade, os alunos de enfermagem realizaram um atendimento básico na Associação de Moradores do Conjunto São Marcos de Belford Roxo. Foram oferecidas aferição de pressão, orientações sobre IST’s e dicas de hábitos saudáveis.

Instituição Socialmente Responsável

As atividades focadas na Responsabilidade Social já são uma marca da Uniabeu. Anualmente, a Instituição promove eventos desse cunho, no intuito de levar informação e orientação ao seu corpo discente e a comunidade do entorno. A campanha original é da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior). Todos os anos as Instituições de Ensino Superior do país são convidadas a realizar uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias e gratuitas.

Por conta das ações que desenvolve e pelo engajamento na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, a Uniabeu recebe anualmente um selo que a caracteriza como Instituição Socialmente Responsável. O selo concedido pela ABMES certifica o compromisso da Uniabeu em trabalhar a responsabilidade social no âmbito acadêmico e social, promovendo a alunos e a comunidade ações educativas, voluntárias e de interação que contribuem com a sociedade como um todo.

Veja outros momentos da Semana!

Fotos enviadas pela Coordenação de Responsabilidade Social Uniabeu