0800 591 0700

Rumo a Cuba! Aluna da Uniabeu tem pesquisas aprovadas por organização internacional

Por Anderson Guilherme

Danubiah Mendes

Danúbiah Mendes, 29 anos, aluna do 10º período de Psicologia tem grandes motivos para comemorar. A universitária da Uniabeu, que também atua como bolsista de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), teve dois trabalhos aprovados no Comitê Científico da Convenção Internacional da Saúde de Cuba. As pesquisas foram submetidas em dezembro de 2017 e agora a aluna se prepara para viajar a Cuba para apresentar os trabalhos.

O trabalho Educação Profissional em Saúde e Saúde Mental: A experiência do Curso de Qualificação Técnica em Saúde Mental da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz-RJ discute o papel estratégico da educação profissional em saúde para escolarizados de nível médio, Danubiah explica que ele resultou do contato iniciado em 2013 com a pesquisa como aluna do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Saúde Mental da EPSJV – Fiocruz; “esse curso foi o nosso campo de pesquisa. No trabalho apresentamos o impacto do processo formativo no perfil e na prática dos alunos egressos das turmas de 2009 a 2013”, afirmou ela. O segundo trabalho intitulado como Saúde Mental, Retrocessos e Impasses: desafios para a Reforma Psiquiátrica Brasileira apresenta uma revisão bibliográfica da atual conjuntura da saúde mental no Brasil, “este segundo trabalho faz parte do meu percurso e interesse profissional na área da saúde mental”, confessou.

O desejo de submeter trabalhos em congressos internacionais sempre esteve presente na rotina da aluna. Danúbiah tomou conhecimento do comitê científico de Cuba através das redes sociais. A divulgação do evento realizada por um professor automaticamente vislumbrou a possibilidade de Danubiah inscrever pela primeira vez um trabalho para fora do Brasil, “eu já vinha cogitando a possibilidade de submeter trabalhos fora do Brasil há um tempo. Quando tomei conhecimento desse evento em Cuba vi a oportunidade de inscrever um trabalho relacionado à pesquisa que venho desenvolvendo como bolsista de Iniciação Científica na Fiocruz”, comentou a aluna.

Ao submeter os trabalhos, Danúbiah tinha certeza de que estava enviando conteúdos de qualidade. Os dois temas desenvolvidos fazem parte de um trabalho que já vinha sendo desenvolvido com muita dedicação. Mesmo tendo a ciência da entrega de materiais com qualidade, a notícia da aprovação surpreendeu a aluna da Uniabeu, “quando soube da aprovação da submissão dos trabalhos fiquei muito feliz, a sensação de que você está no caminho certo é inexplicável. Como estudante do 10º período de psicologia, a beira da monografia, as horas, o tempo dedicado nestes trabalhos, quando acompanhado de uma resposta como esta renova nossas forças e recarrega as baterias. Junto com o aceite do trabalho vem o reconhecimento de que valeu a pena o tempo investido para a sua construção”.

Entrevista de Danubiah ao Jornal Extra

Por conta das aprovações Danúbiah concedeu entrevistas para alguns veículos, relatando a conquista. Ao ser questionada pelo jornal Extra sobre a importância da sua aprovação para a Baixada Fluminense, já que reside em São João de Meriti, Danubiah a afirmou que todos são capazes e podem receber reconhecimentos independentemente da região onde vivem, “todos são dotados de intelecto. Não é o espaço geográfico que vai definir a sua capacidade intelectual, mas sim a compreensão que você fará do seu território mediante as oportunidades que lhe são oferecidas”, enfatizou.

Desde 2013 a aluna da Uniabeu participa do grupo de pesquisa Desinstitucionalização, Políticas Públicas e Cuidado EPSJV/Fiocruz. Os trabalhos submetidos são oriundos da sua atuação como bolsista de iniciação científica. Os dois temas serão apresentados na Convenção Internacional de Cuba Salud que acontecerá de 23 a 27 de abril em Havana. A Uniabeu, orgulhosamente, parabeniza e deseja a Danúbiah um excelente evento e outras inúmeras conquistas.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar