O curso tem como objetivo, abordar as principais técnicas envolvidas nos exames hematológicos e sua importância no diagnóstico de doenças

• Diferenciar os tipos de análises realizadas na amostra de sangue.
  • Identificar os elementos de um hemograma.
  • Justificar a importância dos componentes analisados no setor de hematologia.
  • Diferenciar os grupos sanguíneos quanto ao sistema ABO e ao sistema Rh, considerando aglutininas e aglutinogênios.
  • Identificar os testes utilizados durante uma tipagem sanguínea.
  • Justificar a importância da realização da tipagem sanguínea em caso de transfusão e/ou em caso de eritroblastose fetal.
  • Realizar a avaliação quantitativa e morfológica dos elementos celulares do hemograma.
  • Reconhecer as alterações no leucograma: desvio à esquerda, reações leucemoides, atipias linfocitárias, leucocitoses e leucopenias.Interpretar o hemograma, realizando a correlação clínico-laboratorial.

MÉTODOS ANALÍTICOS NO SETOR DE HEMATOLOGIA
Neste módulo, estudaremos os procedimentos necessários para a realização do processamento da amostra de sangue por contadores automatizados, bem como sua análise microscópica das extensões sanguíneas. A partir desses procedimentos, é possível obter informações valiosas para avançar na conduta clínica.

IMUNOLOGIA: TIPAGEM SANGUÍNEA
Neste módulo, você vai estudar as metodologias necessárias para a realização da tipagem sanguínea, as quais são fundamentais para a acurácia do teste, tais como Coombs direto, indireto, prova direta e reversa. Também vai aprender o que é eritroblastose fetal.

LEUCOGRAMA
Neste módulo,  você vai aprender e realizar atividades sobre a avaliação quantitativa e morfológica, principalmente dos leucócitos, destacando situações como desvio à esquerda, reações leucemoides, atipias linfocitárias, leucocitoses e leucopenias, para que você consiga interpretá-las e correlacioná-las de modo clínico-laboratorial

Pessoas com qualquer nível de instrução, envolvidos na área em questão, que queiram buscar aperfeiçoamento profissional no mercado de trabalho ou docência.

Após a finalização do curso, o aluno poderá emitir, no próprio Portal Acadêmico, o certificado de conclusão do curso TÉCNICAS HEMATOLÓGICAS: TIPAGEM SANGUÍNEA, LEUCOGRAMA E OS MÉTODOS ANALÍTICOS ENVOLVIDOS – 30 horas – pela Uniabeu, responsável pela certificação.

Seja o primeiro a avaliar “Técnicas Hematológicas: Tipagem sanguinea, Leucograma e os métodos analíticos envolvidos”