Saude mental e praticas de cuidado em saúde

O curso, tem por objetivo apresentar e discutir a concepção de saúde mental a partir da reforma psiquiátrica brasileira. Desenvolver e problematizar estratégias das práticas de cuidado em saúde pública.

Categoria:

• Diferenciar o antigo modelo de atenção à saúde mental e o novo, após a Reforma Psiquiátrica.
  • Identificar os dispositivos de saúde atuais de saúde mental no país.
  • Analisar os principais desafios a serem atingidos em saúde mental no país.
  • Identificar os conceitos de saúde pública e de saúde coletiva.
  • Diferenciar os conceitos de saúde pública e de saúde coletiva .
  • Coletiva Combinar as potencialidades de ambos conceitos para aplicar em situações problemas.
  • Conhecer a legislação que definiu as diretrizes da Reforma Psiquiátrica
  • Identificar as diversas modalidades de assistência à pessoa com transtorno mental previstas na Reforma Psiquiátrica.
  • Aplicar o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar/Psiquiatria (PNASH/Psiquiatria).

POLITICAS PUBLICAS DE ATENÇÃO A SAUDE MENTAL
Neste módulo, será apresentada a Política de Saúde Mental no Brasil. No modelo anterior à Reforma Psiquiátrica promulgada em 2001, os serviços disponíveis para o usuário com transtorno mental eram os hospitais psiquiátricos ou chamados manicômios, que são espaços de moradia definitiva, privando o cidadão do direito à vida em liberdade.

CONCEITO DE SAÚDE PUBLICA E SAÚDE COLETIVA
Neste módulo, iremos estudar os conceitos de saúde coletiva e saúde pública que, por vezes, são confundidos ou usados como sinônimos, mas que têm diferenças importantes nas suas concepções..

REFORMA PSIQUIATRICA
Neste módulo, você vai estudar um conteúdo que tem como foco a legislação que definiu as diretrizes da Reforma Psiquiátrica e as diversas modalidades de assistência à pessoa com transtorno mental previstas a partir desta reforma.

Profissionais da area da psicologia, estudantes e qualquer pessoa que queria se aprofundar nas questões abordadas.

Após a finalização do curso, o aluno poderá emitir, no próprio Portal Acadêmico, o certificado de conclusão do curso SAÚDE MENTAL E PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE – 30 horas – pela Uniabeu, responsável pela certificação.

Seja o primeiro a avaliar “Saude mental e praticas de cuidado em saúde”