Metodologia ativa: Nova formas de ensinar e aprender

A Metodologia Ativa é uma concepção educacional inovadora que rompe o modelo da educação passiva e reprodutiva. Neste curso você conhecerá as características fundamentais da Metodologia Ativa e desenvolverá competências para implementar práticas baseadas nas metodologias ativas.

Categoria:

• Caracterizar a metodologia ativa.
  • Apontar as vantagens do uso da metodologia ativa na EaD.
  • Identificar as práticas de ensino e aprendizagem mais comuns na metodologia ativa.
  • Diferenciar os movimentos da sala de aula invertida e da sala de aula tradicional.
  • Analisar a evolução da aprendizagem frente a novos modelos pedagógicos de aprendizagem.
  • Entender o papel do professor em sala de aula no atual cenário educacional.
  • Definir o que são as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).
  • Descrever a metodologia ativa de aprendizagem: a sala de aula invertida.
  • Demonstrar como vídeos, podcasts, e-books e comunidades on-line são TDICs que podem contribuir para a sala de aula invertida.

METODOLOGIA ATIVA
Neste módulo, você vai conhecer as características da metodologia ativa como uma concepção educacional, apontar a adoção de metodologias ativas na EaD e identificar algumas das práticas mais comuns de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em problemas ou projetos, estudo de caso e aprendizagem entre pares.

SALA DE AULA INTERATIVA X SALA DE AULA TRADICIONAL
Neste módulo, você  vai conhecer a Flipped classroom ou sala de aula invertida é o nome que se dá ao método que inverte a lógica de organização da sala de aula. Os alunos aprendem o conteúdo em suas casas, estudando em ambientes lúdicos com videoaulas, games, infográficos. Depois em um momento presencial eles participam de atividades diversificadas, estruturadas a partir dos conceitos de metodologias ativas.

A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA A SALA DE AULA INVERTIDA
Neste módulo, você vai conhecer a sala de aula invertida, metodologia existente antes mesmo do boom das tecnologias digitais da informação e comunicação se expandirem, mas que ganha força na atual conjuntura. Além disso, vai refletir sobre os benefícios desse sistema, sua relação com as tecnologias digitais de informação e comunicação e colocar em prática atividades inspiradas nessa modalidade.

Profissionais da área de Educação, em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários

Após a finalização do curso, o aluno poderá emitir, no próprio Portal Acadêmico, o certificado de conclusão do curso METODOLOGIA ATIVA: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER – 30 horas – pela Uniabeu, responsável pela certificação.

Seja o primeiro a avaliar “Metodologia ativa: Nova formas de ensinar e aprender”