0800 591 0700

Outubro Rosa! Alunos de Enfermagem promovem eventos de incentivo à prevenção

Por Anderson Guilherme

As turmas G342, G382 e G182 do curso de enfermagem da Uniabeu promoveram uma série de ações voltadas para a mulher e a prevenção do câncer de mama. Os eventos aconteceram dentro e fora da Instituição nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

O auditório 2 chamou atenção nos dois primeiros dias pelo capricho da ornamentação dos alunos. No dia 24/10 o público acompanhou palestras que abordaram a violência contra a mulher nos dias atuais e a prevenção do câncer somado as experiências na vida da mulher após a doença. Respectivamente, palestraram Alessandra Januário Giesteira (Mestre em Saúde Materno Infantil e Especialista em Saúde da Mulher) e Viviane Pinto da Silva (Enfermeira Plantonista da Rede D’or). Além de debaterem a violência e a o câncer na vida da mulher, os alunos que acompanharam receberam feedback e orientações importantes focados na prevenção. No final do dia uma apresentação de dança fechou a noite.

No dia 25/10 o Pocket Show Mulher e o Momento Pink foram as atrações. Na pauta, debates sobre o empoderamento feminino, a violência contra a mulher, as terapias alternativas e a saúde da mulher foram ancorados pelas psicólogas Janaina dos Santos Inácio e Patrícia Xavier da Silva, a doutora em Biotecnologia Aline Castellar Duarte e a enfermeira Fernanda Borges Silva Garay. A noite foi encerrada com um sorteio de brindes.

Ação Social na Praça de Belford Roxo

Para finalizar a série de eventos em prol do outubro rosa, no dia 26/10 os alunos do oitavo período manhã realizaram uma ação na Praça de Belford Roxo. Com tendas armadas e ornamentadas com bolas rosas e cartazes, blusas do tom da campanha, brindes e materiais informativos, os alunos, supervisionados pela professora Lívia Fajim, abordavam o público e ofereciam serviços como tipagem sanguínea, aferição de pressão, orientação sobre o autoexame da mama e sobre o uso de camisinhas femininas, verificação de glicose etc, “a proposta partiu dos alunos. Eles que sugeriram esta ação aqui na praça. Na verdade, eles perceberam que esta intervenção levaria informação a muitas pessoas carentes de orientação e, além disso, este momento é excelente para eles exercitarem a prática, tendo um  gostinho a mais da atuação de um enfermeiro profissional”, afirmou a professora Lívia.

Dona Alda com a filha Maria José

Logo que os atendimentos iniciaram, as pessoas começaram a se aproximar para buscar informações. Dona Alda (72 anos) e as filha Maria José (49 anos), moradoras do Parque São Vicente, aprovaram o trabalho dos alunos, “quando aparece uma oportunidade como essa a gente tem mais é que aproveitar! Eu achei ótimo isso daqui”, afirmou Dona Alda, que ao ser questionada sobre a prevenção ao câncer ainda afirmou: “Minha neta diz que eu sou louca, mas ela não sabe de nada (risos). Faço o autoexame todo dia quando vou tomar banho”.

Taiane e Brenda

Esta ação se tornou um diferenciou para muitas pessoas como Dona Alda. Segundo os alunos, a ausência de informação foi perceptível, “Essas pessoas estão carentes de informação. Algumas aparentam estar perdidas. É muito bom saber que de alguma forma estamos ajudando” afirmou Taiane Costa dos Santos. Além da prevenção ao câncer de mama, outros tipos de doenças também foram abordados, “Focamos em saber sobre históricos de câncer na família, afirmando que existem outros tipos de cânceres que atingem homens e mulheres de diferentes faixas etárias. Estamos aproveitando o outubro rosa para falar do câncer em geral”, concluiu a aluna Brenda Lopez.

Ver um curso em movimento através de ações sociais, palestras, debates e aprofundamento de temas reforça o compromisso da Uniabeu em formar profissionais de qualidade. A Instituição se orgulha da iniciativa e parabeniza o trabalho dos seus alunos.

Fotos: Gabriela Mineiro, Mateus Almeida e Rodolfo Walter Marinho

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar