Focada na Inclusão Social, Uniabeu realiza o 1º Encontro de Libras na unidade Nilópolis

A unidade Nilópolis da Uniabeu promoveu no dia 08/07 o 1º Encontro de Libras, “Aprendendo a se comunicar com as mãos”, da Instituição. Alunos, profissionais e convidados externos se reuniram com o intuito de discutir e promover a sensibilização da importância da Língua Brasileira de Sinais como forma de comunicação e expressão.

A professora Christiane Penha ancorou o evento que contou ainda com a atuação da intérprete de Libras Helen Coimbra e do aluno do curso de Educação Física Felipe Miranda. Helen e Felipe participaram da sessão “Relatos de Experiências Bem Sucedidas no Ensino Superior”, quando foi discutida a Inclusão Social.

Além dos debates sobre o tema, o encontro contou com apresentações musicais em Libras e exibições de vídeos que ensinavam alguns sinais e a sua aplicação na comunicação com os surdos, “os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde são feitos”, completa a professora Christiane Penha.

Libras é reconhecida como língua brasileira de sinais pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e através da sua alfabetização muitos surdos passam a ser inseridos socialmente, ganhando mais independência e posicionamento. Atualmente, os órgãos do governo orientam os diversos setores empresariais a contratarem profissionais surdos que sejam alfabetizados em Libras. Com isso, além de inseridos, os surdos ganham representatividade no mercado de trabalho.

A Uniabeu parabeniza a iniciativa da professora Christiane Penha, que através de suas ações promove o debate e a inclusão social no meio acadêmico, mostrando aos alunos as diversas maneiras de promover a inserção social.