Título do projeto:
E-26 /111;740/2013 – IDENTIDADE NA DIFERENÇA – LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS DE MEMÓRIA E IDENTIDADE
Agência financiadora:
FAPERJ
Docentes:
Andréa Santos da Silva Pessanha (coordenadora), Cátia Aparecida Vieira Barboza (integrante), Ivonete Cristina Lima (integrante), Luciana de França de Oliveira Rodrigues (integrante), Márcia Cristina de Vasconcellos (integrante) e Wladimir Cerveira (integrante).
Resumo:
Este projeto multidisciplinar visa a estudos, pesquisas, oficinas, eventos e elaboração de material didático sobre o eixo temático transversal Memória e Identidade, com vistas a promover o diálogo técnico-acadêmico-científico áreas do conhecimento. Considerando que a memória não é só um fenômeno de interiorização individual, mas uma construção social e que a identidade e os valores de uma sociedade estão presentes na memória coletiva, seja no inconsciente coletivo, seja nas representações simbólicas dos grupos, a criação e a implementação do Laboratório Multidisciplinar de Estudos de Memória e Identidade – LABMEMI, viabilizará investigações que propiciem um olhar multi e interdisciplinar sobre a constituição e representação da identidade, com foco especial nas minorias sociais e nas suas formas de apropriação do passado e do presente. Assim, serão também analisados os locais de memória e do dicurso, cuja função é exatamente manter ativo o pertencimento a determinado vínculo identificador. Ao propiciar aos graduandos dos cursos envolvidos no projeto reflexões acerca da relação intrínseca entre memória e identidade, as pesquisas desenvolvidas deverão também nortear ações de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Título do projeto:
E-26/001.887/2014 – MEMÓRIAS DE ONTEM, AÇÕES DE HOJE: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Agência financiadora:
FAPERJ
Docentes:
Alan Jerferson da Silva (coordenador), Andréa Santos da Silva Pessanha (integrante), Dennis de Carvalho Ferreira (integrante) e Luciana de França de Oliveira Rodrigues (integrante).
Resumo:
O desenvolvimento sustentável caracteriza-se pela garantia de uma melhor qualidade de vida para as gerações presentes e futuras, o que implica na necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com o uso equilibrado dos recursos naturais. A educação ambiental, fundamentada em uma análise do meio ambiente e apoiada na consciência ecológica, configura-se como uma das dimensões da educação mais importantes para a formação de cidadãos mais críticos, participativos e ambientalmente mais responsáveis. A ABEU- Centro Universitário, apoiada na tríade ensino-pesquisa-extensão, propõe a criação de um Programa Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Pesquisa em Educação Ambiental, com vistas à compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações; à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. O Programa visará não apenas a ações de Responsabilidade Socioambientais no âmbito institucional, mas também à extensão das pesquisas nele desenvolvidos às unidades escolares da rede pública de ensino básico da região em que a IES se insere (Belford Roxo, Nilópolis e Nova Iguaçu), por meio de projetos e oficinas que possam aprimorar o diálogo entre universidade e comunidade.