Educação Física (Bacharelado)
Disponível na unidade Belford Roxo.

Descrição do Curso
Saúde, atividades corporais, capacidade física, promoção do bem-estar etc. Cenários bem característicos do profissional de Educação Física. Além de permear esses contextos, o Bacharel em Educação Física fará um estudo aprofundado da musculatura, óssea e outros aspectos do corpo humano. Conhecido como o “curso das modalidades esportivas”, a Educação Física se apresenta com uma amplitude de conceitos que vão muito além do incentivo aos esportes e a vida saudável. A educação do corpo está ligada às suas expressões, ao metabolismo e a sua desenvoltura. Um campo bem aberto de pesquisa para o acadêmico desta área. Conforme apresentado na matriz curricular, oferta até 20% da carga horária na modalidade a distância em atendimento à legislação vigente.
Por que cursar Educação Física (Bacharelado) na Uniabeu?
Todos os professores de Educação Física da Uniabeu são especialistas, mestres ou doutores. A unidade matriz – Belford Roxo – possui um complexo esportivo que garante a você a prática necessária das habilidades estudadas em sala de aula. Aqui você encontrará: quatro quadras polivalentes cobertas, campo de futebol de grama sintética, piscina, pista de atletismo, sala de dança, sala de lutas, sala de ginásticas, sala de treinamento contra resistência, e academia. Além de toda essa infraestrutura, você contará com uma formação multidisciplinar que lhe possibilitará organizar eventos esportivos e ações de inclusão como atividades físicas voltadas para a comunidade do entorno da Uniabeu.
Duração: 8 semestres
Turno: Noite
Titulação:
Bacharel em Educação Física
Coordenador
Roberto Alves Garcia
Doutor em Educação Física
1º Período | |||
Disciplina | C.H. | Pré-Requisitos | |
TEORIA E PRÁTICA DO TEXTO (EAD) | 40 | – | |
METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD) | 40 | – | |
ANATOMIA HUMANA I | 60 | – | |
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR | 60 | – | |
FUTSAL | 60 | – | |
NATAÇÃO | 60 | – | |
2º Período | |||
Disciplina | C.H. | Pré-Requisitos | |
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS (EAD) | 40 | – | |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIREITOS HUMANOS (EAD) | 40 | – | |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 60 | – | |
ANATOMIA HUMANA II | 60 | ANATOMIA HUMANA I | |
ATLETISMO | 60 | – | |
HANDEBOL | 60 | – | |
3º Período | |||
Disciplina | C.H. | Pré-Requisitos | |
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL (EAD) | 40 | – | |
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSÃO CORPORAL | 60 | – | |
FISIOLOGIA GERAL | 60 | – | |
BASQUETEBOL | 60 | BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR | |
PROJETO INTERDISCIPLINAR I | 100 | – | |
4º Período | |||
Disciplina | C.H. | Pré-Requisitos | |
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS (EAD) | 40 | – | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | – | |
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 40 | – | |
DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 60 | – | |
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO | 60 | FISIOLOGIA GERAL | |
VOLEIBOL | 60 | – | |
PROJETO INTERDISCIPLINAR II | 120 | – | |
5º Período | |||
Disciplina | C.H. | Pré-Requisitos | |
BIOESTATÍSTICA | 40 | – | |
RECREAÇÃO E LAZER | 60 | – | |
ATIVIDADES AQUÁTICAS | 60 | NATAÇÃO | |
LUTAS | 60 | – | |
PROJETO INTERDISCIPLINAR III | 100 | – | |
ELETIVA | 40 | – | |
6º Período | |||
Disciplina | C.H. | Pré-Requisitos | |
NOÇÕES BÁSICAS DE PESQUISA EM SAÚDE | 40 | – | |
POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMA ÚNICO SAÚDE | 40 | – | |
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NEUROMOTOR | 60 | – | |
CINEANTROPOMETRIA E AVALIAÇÃO FUNCIONAL | 60 | – | |
GINÁSTICAS | 60 | – | |
PROJETO INTERDISCIPLINAR IV | 100 | – | |
7º Período | |||
Disciplina | C.H. | Pré-Requisitos | |
SEMINÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40 | – | |
BIOMECÂNICA | 60 | APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NEUROMOTOR | |
FUTEBOL | 60 | – | |
TREINAMENTO DESPORTIVO | 60 | – | |
PROJETO INTERDISCIPLINAR V | 100 | – | |
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E ESPORTE I | 220 | – | |
ELETIVA | 40 | – | |
8º Período | |||
Disciplina | C.H. | Pré-Requisitos | |
BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE | 40 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO | 40 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | |
TREINAMENTO CONTRA RESISTÊNCIA | 60 | BIOMECÂNICA | |
CINESIOLOGIA DO DESPORTO | 60 | ANATOMIA HUMANA I | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE | 60 | – | |
PROJETO INTERDISCIPLINAR VI | 100 | – | |
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E ESPORTE II | 220 | – | |
GRUPO DE ELETIVAS | |||
Disciplina | C.H. | Pré-Requisitos | |
DIREITO EM SAÚDE | 40 | – | |
INGLÊS TÉCNICO | 40 | – | |
INTRODUÇÃO A SEMIOLOGIA HUMANA | 40 | – | |
TREINAMENTO EM ESPORTES PARALÍMPICOS | 40 | – | |
TREINAMENTO EM LUTAS | 40 | – | |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS | 40 | – | |
EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO | 40 | – | |
ASPECTOS NUTRICIONAIS | 40 | – | |
ATIVIDADES FÍSICAS PARA GRUPOS ESPECIAIS | 40 | – | |
TREINAMENTO ESPECIALIZADO | 40 | – | |
TÓPICOS ESPECIAIS EM GENÉTICA | 60 | – | |
Outros componentes curriculares | C.H. | ||
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | ||
Estágio Curricular Supervisionado | 0 |
Espaço destinado à disponibilização do TCC para a comunidade.
O Trabalho de Conclusão de Curso é um trabalho acadêmico de caráter obrigatório que é utilizado como instrumento de avaliação final de um curso superior. Ele é elaborado em forma de dissertação, visando à iniciação e o envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científico.
Preencha o formulário abaixo:
Você no Mercado!
A promoção da saúde e do bem-estar abre um leque de atuações para o Bacharel em Educação Física. Ao concluir o seu curso, você poderá atuar em academias de ginástica. Atualmente, com a expansão em rede de academias, o profissional poderá trabalhar com uma carga horária bem dividida em mais de uma empresa para aumentar a sua renda. Em contra-partida, outro campo interessante é a atuação como condicionador físico – personal trainer. Realizando um bom trabalho e fidelizando clientes, você poderá se tornar um personal conhecido e disputado.