Educação Física (Bacharelado)
Disponível na unidade Belford Roxo.

Descrição do Curso
Saúde, atividades corporais, capacidade física, promoção do bem-estar etc. Cenários bem característicos do profissional de Educação Física. Além de permear esses contextos, o Bacharel em Educação Física fará um estudo aprofundado da musculatura, composição óssea e outros aspectos do corpo humano. Conhecido como o “curso das modalidades esportivas”, a Educação Física se apresenta com uma amplitude de conceitos que vão muito além do incentivo aos esportes e à vida saudável. A educação do corpo está ligada às suas expressões, ao metabolismo e à sua desenvoltura -um campo bem aberto de pesquisa para o acadêmico desta área. Conforme apresentado na matriz curricular, oferta até 20% da carga horária na modalidade a distância em atendimento à legislação vigente.
Por que cursar Educação Física (Bacharelado) na Uniabeu?
Todos os professores de Educação Física da Uniabeu são especialistas, mestres ou doutores. A unidade matriz – Belford Roxo – possui um complexo esportivo que garante a prática necessária das habilidades estudadas em sala de aula. Aqui você encontrará quatro quadras polivalentes cobertas, campo de futebol de grama sintética, piscina, pista de atletismo, sala de dança, sala de lutas, sala de ginástica, sala de treinamento contra resistência e academia. Aliada a essa infraestrutura, há uma formação multidisciplinar, possibilitando organizar eventos esportivos e ações de inclusão como atividades físicas voltadas para a comunidade do entorno da Uniabeu.
Duração: 8 semestres
Turno: Noite
Titulação:
Bacharel em Educação Física
1º Período | |||||
Disciplinas | Carga horária | Professor(a) | |||
Anatomia | 120 | Me. Ingrid Jardim | |||
Fundamentos históricos e culturais da ED. Física | 60 | Me. André Luiz Pereira Guimarães | |||
Teoria e prática do texto (EAD) | 60 | Dra. Renata Heinen | |||
Jogos e esportes alternativos – cultura brasileira | 60 | Me. Elizangela Cely da Silva Oliveira | |||
Atividades de nivelamento | 40 | Me. Diogo Gonçalves de Souza de Oliveira | |||
Estágio I | 40 | Me. Diego Ramos do Nascimento | |||
Projeto integrador de extensão | 40 | Dra. Flávia Emenegilda | |||
Total de carga horária do semestre | 420 | ||||
2º Período | |||||
Disciplinas | Carga horária | Professor(a) | |||
Fisiologia geral | 60 | Dra. Flavia Emenegilda da Silva | |||
Fundamentos da psicologia aplicados a ED. Física | 60 | Me. Maria de Fátima Antunes | |||
Manifestações, folclóricas, rítmicas e expressiva | 60 | Me. Gigliola Rhayd Boechat Salloto | |||
Aprendizagem e desenvolvimento neuro motor | 60 | Me. Gigliola Rhayd Boechat Salloto | |||
Metodologia científica (EAD) | 60 | Dr. Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues | |||
Atividades de nivelamento | 40 | Me. André Luiz Pereira Guimarães | |||
Estágio II | 40 | Me. André Luiz Pereira Guimarães | |||
Projeto integrador de extensão | 40 | Me. Paulo Cezar Teixeira Bach | |||
Total de carga horária do semestre | 420 | ||||
3º Período | |||||
Disciplinas | Carga horária | Professor(a) | |||
Biomecanica e avaliação do movimento | 60 | Me. Diego Ramos do Nascimento | |||
Fundamentos sócio antropológicos (EAD) | 60 | Dra. Marcia Cristina Vasconcellos | |||
Bioética e legislação educacional | 60 | Me. Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues | |||
Relações étnico raciais (EAD) | 60 | Dra. Marcia Cristina Vasconcellos | |||
Manifestações gíminicas | 60 | Me. Gigliola Rhayd Boechat Salloto | |||
Atividades de nivelamento | 40 | Me. Paulo Cezar Teixeira Bach | |||
Estágio III | 40 | Me. André Luiz Pereira Guimarães | |||
Projeto integrador de extensão | 40 | Dra. Flavia Emenegilda | |||
Total de carga horária do semestre | 420 | ||||
4º Período | |||||
Disciplinas | Carga horária | Professor(a) | |||
Responsabilidade social e ambiental (EAD) | 60 | Me. Alan Jefferson Silva | |||
Fisiologia do exercício | 60 | Me. Diego Ramos do Nascimento | |||
Língua brasileira de sinais – libras | 60 | Me. Christiane Penha | |||
Manifestações aquáticas | 60 | Me. André Luiz Pereira Guimarães | |||
Atividades de nivelamento | 40 | Me. Paulo Cezar Teixeira Bach | |||
Estágio IV | 40 | Me. André Luiz Pereira Guimarães | |||
Projeto integrador de extensão | 40 | Me. Maria de Fátima Antunes | |||
Total de carga horária do semestre | 360 | ||||
5º Período | |||||
Disciplinas | Carga horária | Professor(a) | |||
Treinamento desportivo | 60 | Me. Paulo Cezar Teixeira Bach | |||
Empreendedorismo, criatividade e inovação (EAD) | 60 | Esp. Airan Ferreira da Silva Chaves | |||
Treinamento contra a resistência | 60 | Me. Diego Ramos do Nascimento | |||
Eletiva – gestão de projetos e organização esportiva | 60 | Me. Paulo Cezar Teixeira Bach | |||
Estágio V | 40 | Dr. Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues | |||
Projeto integrador de extensão | 40 | Me. Diogo Gonçalves de Souza de Oliveira | |||
Total de carga horária do semestre | 320 | ||||
6º Período | |||||
Disciplinas | Carga horária | Professor(a) | |||
Exercícios para grupos especiais | 60 | Dr. Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues | |||
Políticas públicas e sus (EAD) | 60 | Dr. Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues | |||
Eletiva – treinamento personalizado | 60 | Me. Paulo Cezar Teixeira Bach | |||
Metodologia do ensino da natação | 60 | Me. André Luiz Pereira Guimarães | |||
Projeto integrador de extensão | 40 | Me. Gigliola Rhayd Boechat Salloto | |||
Estágio VI | 40 | Dr. Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues | |||
Total de carga horária do semestre | 320 | ||||
7º Período | |||||
Disciplinas | Carga horária | Professor(a) | |||
Fundamentos sócio antropológicos (EAD) | 60 | Dra. Marcia Cristina Vasconcellos | |||
Aspectos nutricionais e corporeidade | 60 | Dr. Rafael Luzes | |||
Seminário de TCC | 60 | Dr. Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues | |||
Projeto integrador de extensão | 40 | Me. Diogo Gonçalves de Souza de Oliveira | |||
Crescimento e desenvolvimento humano | 60 | Me. Diego Ramos do Nascimento | |||
Saúde e atividade física | 60 | Dr. Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues | |||
Práticas corporais contemporâneas | 60 | Me. Elizangela Cely da Silva Oliveira | |||
Estágio VII | 40 | — | |||
Total de carga horária do semestre | 440 | ||||
8º Período | |||||
Disciplinas | Carga horária | Professor(a) | |||
Educação física inclusiva | 60 | Me. Christiane Penha | |||
Metodologia das lutas | 60 | Me. Elizangela Cely da Silva Oliveira | |||
Práticas corporais de aventura | 60 | Me. Gigliola Rhayd Boechat Salloto | |||
Trabalho de conclusão de curso TCC (EAD) | 60 | Dr. Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues | |||
Projeto integrador | 40 | Dra. Flavia Emenegilda da Silva | |||
Sociologia da educação física e do esporte | 60 | Me. André Luiz Pereira Guimarães | |||
Estágio VIII | 40 | — | |||
Total de carga horária do semestre | 380 | ||||
Grupo de eletivas | |||||
Disciplinas | Carga horária | Professor(a) | |||
Eletiva – gestão de projetos e organização esportiva | 60 | Me. Diego Ramos do Nascimento | |||
Eletiva – treinamento personalizado | 60 | Me. Paulo Cezar Teixeira Bach | |||
Total da carga horária da etapa comum | 1620 | ||||
Total da carga horária da etapa específica | 1460 | ||||
Atividade acadêmica complementar | 200 | ||||
Total de carga horária do curso (bacharelado) | 3280 |
* A grade de curso está sujeita a alterações.
Última atualização dia 05/10/2022
Espaço destinado à disponibilização do TCC para a comunidade.
O Trabalho de Conclusão de Curso é um trabalho acadêmico de caráter obrigatório, utilizado como instrumento de avaliação final de um curso superior. Ele é elaborado em forma de dissertação, visando à iniciação e ao envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.
Preencha o formulário abaixo:
Você no Mercado!
A promoção da saúde e do bem-estar abre um leque de atuações para o Bacharel em Educação Física. Ao concluir o seu curso, você poderá atuar em academias de ginástica. Atualmente, com a expansão em rede de academias, o profissional poderá trabalhar com uma carga horária bem dividida em mais de uma empresa para aumentar a sua renda. Em contra-partida, outro campo interessante é a atuação como condicionador físico – personal trainer. Realizando um bom trabalho e fidelizando clientes, você poderá se tornar um personal conhecido e disputado.