0800 591 0700

Caso de Sucesso: Conheça a história da ex-aluna de Ciências Contábeis que transformou o seu TCC em uma empresa

Por Anderson Guilherme

Ela chegou lá! Paula Santana Gonçalves é um daqueles exemplos que enchem a Uniabeu de orgulho. A ex-aluna de Ciências Contábeis, nascida e criada em Belford Roxo, transformou todo conhecimento adquirido na graduação e no MBA em uma empresa que presta consultoria e que se destaca pelos prêmios e o crescimento adquirido. Uma história de muita luta, marcada pelo amor a profissão e a determinação em vencer.

Tudo começou em 2007 quando Paula estava concluindo o curso de Ciências Contábeis na Uniabeu. Através do seu trabalho de conclusão de curso, a então aluna realizou uma pesquisa de campo em Belford Roxo para identificar e tratar das insatisfações de empresários e contabilistas da região. Depois de ouvir os dois lados, Paula identificou uma necessidade de mercado. Segundo ela, foi possível perceber que uma consultoria bem aplicada poderia atender aos anseios das empresas de uma forma que também contribuísse com o crescimento do profissional da área.

Após concluir a graduação, Paula, que já trabalhava havia 15 anos em um escritório de contabilidade, passou a sentir-se estagnada. Por isso, decidiu se desligar para se dedicar aos desafios identificados em seu TCC. Sendo assim, com muita determinação, a já contabilista passou a oferecer serviços de consultoria voltados para área fiscal e tributária. No início, Paula trabalhava em uma pequena estrutura montada no seu quarto. Com apenas um computador, uma impressora e um simples sistema, ela atendia os seus cinco primeiros clientes.

Com a ajuda do trabalho bem realizado e o boca a boca da vizinhança e dos clientes satisfeitos, Paula aumentou a sua carta de clientes e chegou a marca de 70 empresas atendidas. Sua irmã, Thaís Santana Marcelino, também graduada na Uniabeu, sentenciou que era necessário crescer para melhor atender. Com isso, o escritório improvisado no quarto de Paula se expandiu pela casa e passou a contar com um espaço mais estruturado. O apoio da mãe foi fundamental para o crescimento profissional da contabilista, “por muitas vezes, como a internet ainda era discada, eu tinha mais êxito para acessar ao sistema pela madrugada. Então, minha mãe me despertava às 3h da manhã com uma xícara de leite ou café bem quentinho para eu dar conta do trabalho. Nunca vou esquecer esse suporte dela”, afirmou Paula.

Um dos grandes diferenciais desta personagem foi a vontade de continuar aprendendo. Após a graduação, Paula não se estagnou e cursou vários cursos oferecidos pelo conselho de contabilidade e ainda conclui o MBA na área Fiscal e Tributária pela Uniabeu. A contabilista acreditava que quanto mais conhecimento fosse adquirindo mais preparada ela estaria para atender os seus clientes, “é importantíssimo termos ciência de como anda o mercado na nossa área. Sempre pensei muito nisso desde a época da graduação. Por isso, não parava de fazer cursos, fiz o MBA e participei de congressos e fóruns do conselho de contabilidade”, ressaltou.

Por conta da sua desenvoltura e da credibilidade que imprimia com os seus clientes, Paula se destacou na região. Em 2014, ela foi contemplada com o prêmio Mulheres Empreendedoras de Belford Roxo (prêmio dado pela CDL – Câmara Dirigente Logística – em parceria com o SEBRAE). Ao receber o telefonema da organização premiadora a contabilista não acreditou no que estava acontecendo, “eles ligaram para mim e de início não tinha entendido direito. Depois quando eles falaram sobre o trabalho que estava desempenhando percebi que era comigo mesmo e disse: É gente… Sou eu mesma!”, afirmou com um largo sorriso no rosto.

Desde a premiação, a conquista dos ISOS, a contratação de novos colaboradores e a mudança para um renomado prédio comercial no centro de Nova Iguaçu, o escritório de Paula foi ascendendo e ganhando espaço. Hoje conhecido como GMX Consultoria Contábil, a empresa da contabilista é conhecida como uma das mais influentes da região oferecendo serviços de qualidade que não deixam a desejar a nenhum grande escritório do Centro do Rio de Janeiro. Como marca, Paula e a sua irmã Thaís (sócia da empresa) prezam pelos processos corretos e a implementação de novas tecnologias que facilitem a vida dos empresários, “para mim não importa se o meu cliente fatura mil ou um milhão por mês. Na verdade, me preocupo em atendê-lo da melhor maneira possível, mostrando a importância dos documentos que solicito e as tecnologias que estamos implementando para melhorar a vida dele”.

Paula e sua equipe

Atualmente o escritório de Paula conta com 85 clientes e 10 colaboradores. Para a contabilista, o mais importante dessa história é acreditar e se impor na profissão, “tem muita gente que fala que os contabilistas irão acabar que seremos substituídos por sistemas etc. Na verdade essas pessoas não sabem que o contabilista é fundamental para o bom andamento financeiro e fiscal de qualquer empresa. Novos sistemas e novas tecnologias sempre serão muito bem-vindos, mas eles nunca poderão substituir quem detêm o conhecimento e a experiência com os processos. Não adianta ter um sistema revolucionário se por trás dele não tiver um profissional competente para guiá-lo”, conclui a ex-aluna.

Histórias como a de Paula, aqui contada de forma resumida, provam a todos os acadêmicos que a vida profissional começa em sala de aula, ainda no primeiro período. É preciso acreditar e valorizar a profissão escolhida. Os desafios aparecem em todas as fases da graduação e triplicam quando o aluno já está no mercado de trabalho. Mas, quando se acredita e se ama o que faz, todas as barreiras são ultrapassadas para que o sucesso e a satisfação profissional se aproximem.
Histórias como essa dão mais certeza de que a Uniabeu cumpre com rigor a sua missão que é Melhorar a vida das pessoas através da Educação.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar