Educação Física Licenciatura

A Uniabeu foi contemplada pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – com bolsas que inserem estudantes de licenciatura no cenário pedagógico das escolas públicas de educação básica. Através dos programas PIBID e Residência Pedagógica, os alunos da Uniabeu que cursam Educação Física (Licenciatura) ganham a oportunidade de observar e acompanhar o cotidiano pedagógico das escolas e a atuação dos professores atuantes na área. Essa vivência consiste num aprofundamento prático que objetiva agregar à formação do futuro profissional licenciado.

Entenda mais sobre os programas.

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) direcionada a estudantes da primeira metade do curso de licenciatura. Na Uniabeu, 30 alunos do curso de Educação Física (Licenciatura) são selecionados como bolsistas para acompanhar a rotina pedagógica das escolas públicas de educação básica. Inserido nesse ambiente, os alunos contarão com uma iniciação prática que visa estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional e as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento escolar das crianças.
Coordenador Institucional PIBID – Professor Dr. Roberto Alves Garcia.

Residência Pedagógica

O programa também é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Seu principal objetivo é trabalhar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do aluno na escola pública de educação básica. A Residência Pedagógica é voltada para a segunda metade dos cursos de licenciatura. Na Uniabeu, 30 alunos do curso de Educação Física foram selecionados como bolsistas para atuarem junto com os profissionais das escolas e os supervisores e preceptores. Os estudantes desenvolverão práticas e metodologias supervisionadas visando à vivência pedagógica e a rotina escolar. Diferentemente do PIBID, na Residência Pedagógica os bolsistas trabalharão mais a prática do que a observância.
Coordenador Institucional Residência Pedagógica – Professor Dr. Márcio Turine Constantino.

Supervisores e Preceptores

Os alunos bolsistas do PIBID e da Residência Pedagógica ganharam o suporte e a supervisão de profissionais que já atuam nas escolas de educação básica. Os mesmos também receberão uma bolsa para desempenhar a função. Esses profissionais serão os responsáveis pelo acompanhamento, orientação e direcionamento de estágio nas escolas e na produção de relatórios e avaliações dos bolsistas.

Bolsas e seleção

Os alunos selecionados para a Iniciação à Docência (PIBID) e os Residentes do programa Residência Pedagógica receberão R$ 400,00 (quatrocentos reais) de bolsa. O dinheiro concedido pela CAPES será direcionado diretamente para uma conta bancária criada exclusivamente para a remuneração dos programas. A duração dos estágios é de 18 meses e a divulgação para o processo de seleção dos alunos ficará a cargo da Coordenação de Educação Física (licenciatura) da Uniabeu.
Em caso de dúvidas ou outras informações consulte a coordenação de Educação Física.