As farmácias, redes de drogarias e manipulação são os postos de trabalho mais comuns dos farmacêuticos. Por isso, muitas pessoas pensam que eles só podem atuar nesses locais. Na verdade, quem cursa Farmácia possui um leque de possibilidades para trabalhar dentro da área. São pelo menos 70 atribuições que o farmacêutico pode desenvolver que vão da fabricação e manipulação dos medicamentos até perícia criminal.
Se você pretende cursar Farmácia e quer ficar por dentro das áreas que poderá atuar, acompanhe esse artigo e veja que as possibilidades farão o investimento nesse sonho valer à pena.
Áreas que o farmacêutico pode atuar
As oportunidades oferecidas para o farmacêutico aparecem nas indústrias de alimentos, cosméticos, higiene etc. Dentre suas responsabilidades destacam-se as orientações dos processos de fabricação, o controle da qualidade, exames toxicológicos e realização de testes. Além disso, graças ao seu conhecimento das normas sanitárias e técnicas que garantem a saúde do consumidor, o farmacêutico também é solicitado nos seguintes campos:
Farmácia clínica
Nela, o profissional trabalha a capacidade de identificação dos sintomas, orientando o paciente e monitorando a terapia medicamentosa junto com outro profissional de saúde.
Farmácia veterinária
No curso de Farmácia consta na grade de disciplinas estudos voltados para os cuidados com os animais. Tendo em vista o crescimento do mercado de produtos e drogarias voltados para os animais, esse setor apresenta um crescimento considerável que favorece a absorção de profissionais especializados.
Saúde pública
A atenção primária à saúde é um campo de atuação muito promissor para o farmacêutico. Nela, é possível exercer ações técnico-assistenciais e funções técnico-gerenciais. Neste caso, as atividades são de suporte e voltadas principalmente a logística do medicamento.
Perícia criminal
Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas o farmacêutico também pode atuar na perícia criminal como um perito. Ele fará a análise das amostras biológicas para ajudar a identificar os criminosos através das amostras coletadas. Fora isso, o farmacêutico também fará a análise das amostras não biológicas como venenos e drogas, por exemplo.
Ele é de grande importância na perícia criminal, pois sua formação oferece condições plenas para entender como é a dinâmica em um local de crime. Apesar dessa área não ser exclusiva da farmácia boa parte dos peritos criminais no país possuem essa graduação.
Cosmetologia
Para atuar nesta área o farmacêutico precisará de conhecimentos aprofundados na tecnologia cosmética, estética e fisiologia além de estar familiarizado com as tarefas farmacotécnicas. Ele também precisará ser criativo e inovador e ter conhecimentos em gestão de empresas dessa área.
Ainda neste cenário, o profissional pode desempenhar suas atividades prestando serviço de forma autônoma em spas, centros de estética, domicílios, academias além de outros estabelecimentos. Ele ainda pode trocar informações com outros profissionais que atuem na área da saúde e que tenham interação com a área de estética humana.
Resumindo…
O farmacêutico pode atuar em diversas áreas e não apenas nas farmácias e drogarias. Perícia criminal, farmácia veterinária, cosmetologia, saúde pública e farmácia clínica são apenas algumas delas.
E aí? Rolou aquela química com Farmácia? O primeiro passo para a sua atuação como farmacêutico pode ser dado aqui na Uniabeu. Clique aqui e conheça a nossa graduação em Farmácia. Torne-se um profissional de sucesso com a ajuda da Uniabeu!
Deixe seu comentário