A área de saúde é uma das que mais chamam a atenção dos jovens que buscam graduação por meio de uma faculdade. Entre os principais motivos, estão a paixão pela vida como um todo e também as boas possibilidades de retorno financeiro.
Isso não significa, porém, que a carreira seja necessariamente um mar de rosas. A verdade é que tanto a atuação no setor público quanto no privado pode trazer uma série de exigências ao profissional.
Para ilustrar isso, portanto, mostramos a seguir alguns dos principais desafios encontrados nesse cenário.
Desafios gerais
De modo geral, a área de saúde como um todo no Século XXI, tem apresentado um contexto desafiador. Isso se torna mais evidente quando falamos do quadro no Brasil, onde existem poucos recursos e grande demanda por profissionais especializados.
A primeira grande missão dos profissionais nessas circunstâncias, portanto, é prezar por oferecer uma boa experiência aos pacientes. Isso se aplica tanto a quem pretende atuar na área privada quanto na pública.
Além disso, é preciso que se faça uma avaliação sistemática da qualidade dos serviços prestados. Para tanto, é fundamental que o profissional compreenda assuntos como:
- Uso da tecnologia como aliada;
- Aumento no tempo de vida da população;
- Demandas e níveis de especialização;
- Gerenciamento de unidades públicas de saúde, dentre outros.
Na sequência falamos mais detalhadamente sobre esses aspectos.
Uso da tecnologia
A tecnologia vem atingindo níveis outrora inimagináveis, evoluindo de forma sistemática nos últimos anos. Como consequência disso, muitas novidades estão surgindo também na área de saúde.
O profissional do setor, portanto, precisa ficar atento a esse cenário para introduzir novas tecnologias aos processos do dia a dia.
Isso inclui desde ferramentas que ajudam a reduzir custos operacionais até aqueles que contribuem com a prestação de um melhor serviço aos pacientes.
Tempo de vida da população
Conforme já sugerimos, também é desafio do profissional de saúde o entendimento sobre o aumento da longevidade da população e suas consequências. Um exemplo disso é que nas últimas 7 décadas a expectativa de vida aumentou 30 anos.
Em decorrência disso, surgiu também uma série de novas doenças e diagnósticos. Diante dessa realidade quem atua no setor precisa estar ciente das mudanças que acontecem para que possam prestar um serviço satisfatório.
Não por acaso, estão à disposição dos jovens hoje, diversas áreas de capacitação surgidas a partir do aumento da longevidade. Isso inclui, por exemplo, a geriatria e o cargo de cuidador de idoso, só para citar algumas das possibilidades.
Demandas e níveis de especialização
O grande interesse por formação na área de saúde, tem elevado naturalmente o nível de concorrência no setor. Em consequência disso, os alunos que buscam uma graduação na área devem buscar sempre a melhor qualificação dentro da especialidade escolhida.
Um dos desafios do profissional, portanto, é manter atenção especial aos processos de educação continuada. Isso ajuda a manter o currículo sempre atualizado e em decorrência disso, mais bem visto no mercado.
Gerenciamento de unidades públicas
Por fim, temos aqui um desafio que está mais associado ao profissional do setor público, mas também é útil a quem vislumbra o privado. Trata-se da capacitação para processos de gestão, o que é fundamental para condução de projetos orientados à área de saúde pública.
Isso implica uma profunda compreensão sobre os princípios que regem o SUS (Sistema Único de Saúde), mas não só isso. Também é preciso garantir saúde universal de qualidade sem gastos exacerbados.
Deixe seu comentário