A Avaliação das Instituições de Ensino Superior, Avaliação Institucional, é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Através desse sistema, as IES (Instituições de Ensino Superior) são avaliadas, tendo em vista à qualidade do ensino, a estrutura, a expansão de sua oferta, ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social etc.

Em outras palavras, o objetivo da Avaliação Institucional é verificar o que não está correto, para a apresentação de ações que visam melhorias, e identificar os acertos e resultados positivos no intuito de ampliá-los.

Para realizar a manutenção e a análise de resultados as Instituições de Ensino podem contar com comissões próprias de avaliação – a CPA.

 

Entenda o que é a CPA

A CPA, Comissão Própria de Avaliação, é um órgão formado por alunos, professores e funcionários que é responsável pela análise dos questionários respondidos na Avaliação Institucional e também por ajudar na divulgação dos resultados e busca de soluções.

A CPA da Uniabeu analisa os resultados da Avaliação Institucional e cria um relatório para ser encaminhado a Pró-reitoria de Graduação, Pesquisa e Extensão, a Pró-reitoria Administrativa e ao MEC (Ministério da Educação). Para o acompanhamento dos alunos, esse relatório também é disponibilizado aqui no site Uniabeu.

Veja o resultado final dos relatórios dos últimos anos!