Alunos de Enfermagem promovem Ação de Saúde em Belford Roxo

Os alunos do nono período do curso de Enfermagem da Uniabeu promoveram uma ação sobre saúde, baseada na orientação. Tendas foram ornamentadas no estacionamento do campus Belford Roxo para atender as pessoas que transitavam na rua. Após a abordagem dos alunos, homens e mulheres se encaminhavam as tendas para receber informação. A ação aconteceu de 26/02 a 01/03, das 13h às 17h.

Abordagem dos alunos nas ruas

Com a supervisão de alunos e professores preceptores, a turma do nono período abordou as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Febre Amarela, Alimentação Saudável e Gravidez na Adolescência. Além disso, também foram oferecidas aferição de pressão e a verificação de peso, altura e circunferência abdominal.

Na tenda da febre amarela, os alunos orientaram sobre a importância da vacinação, suas contraindicações e sintomas. Com o aumento significativo de infectados, o objetivo do curso foi mobilizar as pessoas que ainda não estão vacinadas e alertar sobre os procedimentos daquelas que apresentam alguns dos sintomas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, ao todo, já são 120 casos registrados no Estado. Até a divulgação desses dados, no dia 06/03/18, 54 pessoas morreram com a doença.

A alimentação saudável também ganhou espaço na ação. A tenda sobre o tema mostrava através de ilustrações a pirâmide da boa alimentação. Nelas, a comunidade era orientada sobre alguns alimentos que devem ser evitados e outros que devem ser consumidos com moderação ou abundância. Complementando o tema dos alimentados, a tenda da hipertensão pontuava os inimigos da pressão alta, mostrando às pessoas a importância do consumo moderado de sal e alimentos ricos em sódio.

Tenda sobre as IST’s

Sobre as IST’s, os alunos explicaram o conceito, sintomas e as principais infecções transmitidas sexualmente. Desde novembro de 2016 o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais passou a utilizar nomenclatura “IST” no lugar de “DST”. Nesta tenda, a prevenção ganhou ênfase; os visitantes receberam informações sobre HIV, Sífilis, HPV, Gonorréia, Herpes e Hepatite B. Além disso, para reforçar a prevenção, os preservativos femininos e masculinos também foram abordados. A ideia, além de informar, era conscientizar sobre o ato sexual de forma saudável, seguro e com responsabilidade. Além das infecções, a gravidez indesejada, principalmente na adolescência, também foi debatida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) A cada mil adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos, 68,4 ficaram grávidas e tiveram seus bebês. Os dados constam no relatório divulgado em março de 2018. Por conta dessa realidade, informações sobre os ricos, acompanhamentos e o tratamento dado à gravidez na adolescência também foi abordado pelos alunos.

Cientes das responsabilidades como futuros profissionais da saúde, os alunos procuraram trabalhar com orientações que davam um norte as pessoas. Todas as informações repassadas foram aprofundadas em pesquisas, estudos e debates em sala de aula.

Fontes: OMS (Organização Mundial da Saúde)  e  Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Veja outros momentos da Ação Social Saúde em Dia.