A prática da Enfermagem com Equidade. Semana acadêmica do curso movimenta o campus Belford Roxo

Entende-se por equidade o senso de justiça; a imparcialidade; o respeito à igualdade de direitos etc. Dentro desse conceito, o curso de enfermagem da Uniabeu promoveu a sua semana acadêmica no campus Belford Roxo. Foram três dias de palestras, cursos, prestação de serviços, apresentação de trabalhos e muito aprendizado sobre os serviços da área.

No dia 21 de maio os alunos realizaram apresentações de trabalhos científicos através das modalidades artística e cultural. As duas davam o direito ao aluno de concorrer ao prêmio Professor Valdir Vilela (medalha simbólica de honraria acadêmica que leva o nome do reitor da Uniabeu). Os trabalhos científicos apresentaram temas variados e distintos. Cada aluno ou dupla contou com a orientação dos professores na produção. As exposições aconteceram no pátio do campus Belford Roxo.

Ainda no dia 21 o curso de enfermagem da Uniabeu, em parceria com o Hemorio, realizou uma campanha de doação de sangue no auditório 2. A campanha foi aberta para o público externo e interno. Ao todo, a ação conseguiu 102 cadastros e 73 bolsas coletadas.

No dia 22, segundo dia da semana acadêmica, o curso de enfermagem trouxe para o campus a campanha de vacinação contra a gripe (H1N1). 300 doses de vacinas foram disponibilizadas para as pessoas interessadas. A aplicação e todo processo da vacina teve a supervisão do professor Leandro Arantes Moreira.

A partir das 19h no auditório 1, a programação dos eventos teve prosseguimento com o ciclo de palestras e debates. A mesa foi composta pela professora Sonia Maria Alves (Diretora do Centro de Educação em Enfermagem da ABEN RJ), as conselheiras do Coren RJ Ivonete Aparecida Rodrigues Correa e Adriana Miranda Silva Cristóvão (ex-aluna Uniabeu). Além delas, também estiveram presentes a Coordenadora de Enfermagem do Município de Belford Roxo Taiza Rodrigues (ex-aluna Uniabeu), a pró-reitora acadêmica Andréa Pessanha e a presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem da Uniabeu Cristiane Chagas Franco. A mesa foi presidida pela coordenadora do curso de Enfermagem Jaqueline Santos de Andrade Martins. Girando em torno do tema “Equidade”, os palestrantes interagiram com os alunos e debateram sobre o cuidado consigo e com os outros na área da enfermagem.

O dia 23, último dia da semana acadêmica, foi marcado por grandes emoções. No auditório 1 a Uniabeu recebeu os ex-alunos “prata da casa” dos curso de Enfermagem. Bruna Passos (oficial temporária da Marinha), Rayssa Guedes (residente em Estratégia de Saúde da Família pela Prefeitura do Rio de Janeiro) e Ninive Pita de Oliveira (residente da UERJ) trocaram com os estudantes as experiências de mercado e também relembraram os desafios enfrentados no tempo em que eram universitárias. A conversa agregou às perspectivas dos alunos que ainda irão se formar. Após esse momento, as homenagens continuaram com a entrega do prêmio Valdir Vilela aos melhores trabalhos científicos que foram apresentados. Ainda no último dia, a coordenação entregou as insígnias aos alunos formandos.

Vejas as fotos!

Imagens – Luan Santos e Coordenação de Enfermagem