0800 591 0700

Uniabeu é premiada e marca presença na I Mostra Científica Estudantil da ABEN-RJ

Por Anderson Guilherme

Os alunos da Uniabeu fizeram bonito na I Mostra Científica Estudantil realizada pela ABEN-RJ (Associação Brasileira de Enfermagem – seção Rio de Janeiro) nos dias 12 e 13 de abril. Com uma presença maciça no evento, alunos e professores da Instituição participaram de atividades e apresentaram trabalhos que abocanharam as primeiras colocações. O evento objetivou um intercâmbio estadual pautado no desenvolvimento da Enfermagem em sua relação com as demais profissões da área da saúde. Com o tema As Implicações da Cientificidade do Saber na Prática Profissional, alunos de diversas instituições de ensino superior debateram no evento as implicações, desafios e a prática da Enfermagem, bem como a sua importância no contexto científico e social.

No dia 12/04 a coordenadora de Enfermagem da Uniabeu, Jaqueline de Andrade Martins, participou da sessão de abertura junto a outras personalidades que compuseram a mesa. No mesmo dia, vários alunos da casa marcaram presença como monitores do evento, participando e acompanhando as apresentações dos painéis e as rodas de conversa que estavam programadas. Os debates que foram promovidos nos auditórios discutiram a integração entre Extensão e Pesquisa e a ligação do Ensino com o Serviço sobre o enfoque do utilitarismo e a transformação.

Na sequência, o dia 13/04 apresentou questionamentos que chamaram a atenção dos alunos. Referente ao Ensino e a Pesquisa, surgiram questionamentos sobre os impactos que estariam sendo produzidos. Além disso, o evento também falou sobre desafios ao questionar os limites e possibilidades ao fazer a diferença. Os debates e os painéis reforçaram a missão da profissão, chamando atenção para a necessidade do profissional se desafiar dia após dia. Como mensagem e lição, os estudantes puderam levar para casa que além do correto é ainda necessário se desafiar, buscando a excelência.

O último dia ainda guardava fortes emoções para os universitários da Uniabeu. Antes da cerimônia de encerramento, a organização do evento promoveu uma sessão de premiação para contemplar os melhores trabalhos apresentados em toda mostra. Pela presença forte dos seus alunos e professores nos dois dias, a Uniabeu concorreu em quatro categorias. Na hora da entrega dos certificados a Uniabeu se destacou por ser a Instituição mais chamada ao palco. Confira as colocações:

Prêmio GEPSED (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergência e Desastres)

1º Lugar – O Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e a Segurança do Paciente: Contribuições para a prática segura.

Autoria: Professor Erick Rosa Pereira, Tamires Vieira Máximo, Priscila Valladares Broca, Alexandre Barbosa de Oliveira, Natália Conceição Andrade Monteiro e Graciele Paes.

3º Lugar – Tendências Temáticas e Metodológicas da Enfermagem Brasileira na Produção de Conhecimento em Emergência.

Autoria: Maicon Costa de Moraes, Carla de Souza Couto, Paulo Sérgio da Silva Marques, Wanderson Alves Ribeiro e Rafael Oliveira Pitta Lopes.

Prêmio SaPESC (Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva)

2º Lugar – Os Ruídos no Ambiente Hospitalar e sua Interferência na Saúde dos Profissionais de Enfermagem.

Autoria: Professora Renata da Silva Hanzelmann, Eliane Silvino de Melo Lemos, Kelly Aparecida Dantas de Souza, Letícia de Souza Bispo, Maria Luziara Jerônimo e Joanir Pereira Passos.

3º Lugar – Os Trabalhadores de Limpeza Urbana e sua Exposição aos Riscos Ocupacionais.

Autoria: Professora Renata da Silva Hanzelmann, Maria Luziara Jerônimo, Letícia de Sousa Bispo, Eliane Silvino de Melo Lemos, Kelly Aparecida Dantas de Souza e Joanir Pereira Passos.

Prêmio LACUIDEN (Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/ UNIRIO)

3º Lugar – Infecção: Desafios para o Uso do Cateter Vascular na UTI Neonatal.

Autoria: Professora Viviane de Melo Souza, Professor Eric Rosa Pereira, Livia Fajim de Mello dos Santos, Wanderson Alves Ribeiro, Janalma Pinto Janini e Hosana Pereira Cirino.

A Uniabeu parabeniza todos os professores e alunos pelas conquistas. Para a Instituição, o envolvimento com a pesquisa enriquece a vida acadêmica dos estudantes. Por isso, o incentivo a produção de artigos e ao aprofundamento de temas relevantes a área tem sido constante. “Essas conquistas foram fundamentais para os nossos alunos. Trata-se de um reconhecimento externo. Eles estão mergulhando fundo na pesquisa graças ao envolvimento do curso como um todo. Isso mostra que a Uniabeu é uma Instituição séria que zela e incentiva à pesquisa como uma ferramenta muito agregadora a formação dos alunos”, complementou a coordenadora de Enfermagem Jaqueline Martins.

Veja alguns momentos da participação da Uniabeu!

Fotos enviadas pela coordenação do curso de Enfermagem

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar