Professores de Enfermagem da Uniabeu participam de Congresso no Peru

Os professores Eric Rosa Pereira e Joyce Arimatéa do curso de Enfermagem da Uniabeu participaram de uma importante conferência em Lima, capital do Peru. A XIV Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem aconteceu entre os dias 24 e 28 de setembro e contou com a apresentação de trabalhos e estudos referentes à área de Enfermagem.  O evento organizado pela Associação Latino-americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem teve como tema a Responsabilidade Social, educação e pesquisa em Enfermagem para a saúde universal. Diversos profissionais e estudantes de vários países participaram.

Os professores da Uniabeu apresentaram dois trabalhos desenvolvidos por alunos. “O Uso da Simulação Realística na graduação em Enfermagem” foi produzido pelas alunas Yve e Alessandra e orientado pelo professor Eric. As duas são responsáveis pelo laboratório de simulação da Uniabeu. O trabalho desenvolvido por elas e apresentado pelo professor Eric Pereira teve uma excelente repercussão perante os presentes, visto o impacto da temática e a importância da simulação realística no processo de ensino e aprendizado do curso. O segundo trabalho – “Descaso das mulheres acerca do exame Papanicolau” – foi apresentado em formato de pôster. O temo foi desenvolvido pelos alunos Amanda e Rafael, com a orientação do professor Eric, e também recebeu elogios por conta da criatividade da pesquisa e sua aplicação na realidade vivenciada na atenção básica.

Professor Eric.

Para os professores, a experiência foi marcante e prazerosa, “Apresentar tais trabalhos em um evento de referência mundial na enfermagem traz uma grande visibilidade para a Uniabeu. É importante, na busca pelo conhecimento, a internacionalização dos docentes, pois conhecer outras culturas, no que tange a enfermagem, nos ajuda a disseminar com mais riqueza o conhecimento aos nossos alunos”, comentou o professor Eric. Para a professora Joyce o reconhecimento da qualidade dos trabalhos destaca a Instituição e o seu ensino, “foi muito gratificante ver que os trabalhos que desenvolvemos em parceria com os alunos têm destaque e reconhecimento internacional! Isso demonstra a qualidade das produções acadêmicas da Instituição. Tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimentos e estratégias de ensino com o objetivo de aplicá-los em sala de aula”, finalizou a professora Joyce.

A participação dos professores de Enfermagem em um evento desse porte confirma a qualidade de ensino da Uniabeu. Todo conhecimento absorvido por Eric e Joyce será disseminado entre os alunos, dando a eles uma noção internacional da área.

A Uniabeu parabeniza os professores Eric, Joyce e a coordenação do curso pela excelente representatividade na Conferência.