Professor de Logística sacode a poeira da tecnologia e leva turma à biblioteca
Objetivo é mostrar a importância de vivenciar o ambiente da biblioteca nas pesquisas acadêmicas
Nem só à tecnologia deve se limitar o estudante universitário. Quem mostrou o quanto é importante beber na fonte da pesquisa nos livros foi o professor da disciplina Logística Reversa, Emir Koureiche. Determinado, ele reuniu os 29 alunos da turma LG341 (Campus Belford Roxo) e promoveu uma atividade na biblioteca da Uniabeu, no dia 07 de março.
Segundo o professor Koureiche, os objetivos propostos foram alcançados. “A ideia era mostrar aos jovens o quanto é relevante vivenciar o ambiente da biblioteca. O silêncio e a concentração, raros atualmente, fazem toda a diferença no momento da pesquisa”, comenta. Afastados do som de chamadas de celulares e aplicativos, os universitários perceberam o melhor rendimento também.

“Conseguimos incentivar os alunos na utilização da biblioteca para estudo e pesquisa, mostrar que as fontes primárias de pesquisas acadêmicas são os livros, e que trabalhos em grupo também servem para aumentar e sedimentar as redes de relacionamento”, destaca Koureiche.
Ele ressalta o acervo e o apoio que recebeu da equipe da biblioteca. “A biblioteca da Uniabeu é espetacular, com uma infinidade de títulos disponíveis, suporte tecnológico atualizado, ambiente adequado e profissionais solícitos no atendimento. Seria um desperdício não frequentá-la”, opina o professor.
Para o coordenador do curso de Logística da Uniabeu, Marcelo Faria, ações como a do professor Koureiche demonstram que as aulas podem ser diferentes. “Estimular o aluno a desenvolver habilidades participativas e relacionais torna a aprendizagem mais interessante e desafiadora”, avalia o coordenador.
Reportagem: Fernando Fraga
Fotos: Divulgação