Uniabeu realiza ação social à comunidade da Baixada Fluminense

Objetivo é apresentar serviços disponíveis perto da residência

Cerca de 100 alunos e professores das áreas de saúde do Centro Universitário Uniabeu promovem no sábado, dia 29 de outubro, uma manhã inteira de serviços gratuitos, no campus Belford Roxo, à população da Baixada Fluminense. “O evento, organizado por alunos do 10º período do curso de graduação em Psicologia - que fazem estágio em Psicologia Comunitária -, é uma iniciativa pioneira da Uniabeu com a Cruz Vermelha Brasileira – filial do estado do Rio de janeiro”, conta a professora supervisora de estágio, Jaqueline de Lima Braz Santos.

Estágio dos alunos de Psicologia Comunitária

Estágio dos alunos de Psicologia Comunitária

A ação social vai começar às 8h e terminará às 12h, reunindo atividades de assessoria jurídica, cadastramento e encaminhamento para clínica da dor, orientação vocacional e grupo de empreendedores sociais; doseamento da glicose sanguínea, aferição de pressão arterial, atenção farmacêutica, cálculo de IMC, medição de gordura cintural, e grupo de atendimento a refugiados e imigrantes. Segundo a professora Jaqueline Braz, a ideia é aproximar a comunidade dos serviços que são oferecidos no Centro Universitário e em outras instituições presentes em Belford Roxo, cuja existência as pessoas desconhecem e por isso enfrentam dificuldades, mas que podem ser solucionadas sem grandes deslocamentos.

Braz explica que o evento é resultado do trabalho prático de estágio dos alunos de Psicologia Comunitária. Os estudantes entrevistaram 203 pessoas em Belford Roxo. No Bairro das Graças, foram ouvidos 69 moradores; no Centro, 53, e em Areia Branca, 81. “Queremos a interação da comunidade com os serviços oferecidos no Centro Universitário. Dessa forma, estreitamos a distância, promovemos a vivência de universitários com a realidade prática da vida e mostramos à população que recebeu os alunos na pesquisa de campo que o espaço acadêmico é acessível a todos”, explica a professora supervisora.

Os oito alunos de Psicologia, envolvidos na ação social, consideram a oportunidade importante no ciclo de formação. Empolgado com o estágio, o estudante do 10º período de Psicologia da Uniabeu Flávio de Oliveira comenta que, durante as visitas aos bairros de Belford Roxo Areia Branca, Centro e Bairro das Graças, o que mais o impressionou foi a falta de informação acerca de serviços.

Entrevista no Centro de Belford Roxo

Entrevista no Centro de Belford Roxo

“O desconhecimento sobre oportunidades de serviços à comunidade é marcante. Isso motivou a criação da ação social para também mostrar que a nossa presença na porta de cada pessoa não foi para ficar somente na teoria. Esse retorno, com uma atitude prática, quebra a descrença que percebemos ao longo da atividade”, avalia o aluno Oliveira.

De acordo com a professora Braz, além da ação social, os alunos de psicologia desenvolverão ainda atividades abertas à comunidade nos dias 05, 12 e 19 de novembro e 03 de dezembro. “Acreditamos que, dessa forma, fortaleceremos o laço com a comunidade e estaremos aumentando o número de pessoas com acesso aos serviços disponíveis”, finaliza. Os alunos organizadores da ação social são: Alana Matias Louro, Flávio de Oliveira Júlio, Ianuzzi Johnson Barbosa dos Santos, Josélia Aparecida Lisboa, Mayara de Oliveira Lima Rodrigues, Marcélen Cristine Lins Ricardo, Maria Lúcia Lisboa e Taíse de Barros Morais.

O Polo do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio (CEDERJ - Belford Roxo) também irá participar fazendo divulgação de cursos e formas de ingresso. Braz conta ainda que profissionais engajados com a proposta da Ação Social estarão no evento oferecendo seus serviços à comunidade. Entre eles: professores de Educação Física, pedagogos e advogados.

Serviço

Evento: Ação Social

Data: 29/10

Horário: 8 às 12 horas

Local: Campus Belford Roxo

Endereço: Rua Itaiara, 301, Centro de Belford Roxo

Entrada: Gratuita

Reportagem: Fernando Fraga

Fotos: Divulgação