Semana de Debates Jurídicos da Uniabeu aborda temas da atualidade

Evento vai abordar temas emergentes do cenário jurídico

A coordenação do curso de Direito realiza, nos 17, 18 e 19 de outubro, no campus Nilópolis, a Semana de Debates Jurídicos da Uniabeu. Todas as noites, a partir das 19 horas, haverá duas palestras que abordarão temas emergentes dos diversos ramos das ciências jurídicas, além de mesas redondas compostas por especialistas. Entre eles, procurador, professores, advogados e alunas aprovadas no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Coordenador Igor Menezes

Coordenador de Direito Igor Menezes

Na última edição (2016.1), a temática do evento foi a Advocacia Pública, que contou com a participação do membro da AGU, professor Ronaldo Campos, e de Procuradores Municipais como Raphael Serafim (Niterói), Vitor Peno (Rio das Ostras), Cláudia Góes (Itaboraí), Matheus Menegatti (Mesquita) e Felipe Bastos (Mesquita).

Segundo o coordenador do curso de Direito da Uniabeu, Igor Menezes, essa edição dará especial destaque ao Novo CPC e seguirá articulando a integração dos alunos egressos do curso da instituição. “Nesse evento em particular, teremos uma mesa redonda com alunas que ainda estão na graduação, mas que já lograram aprovação no Exame de Ordem. O objetivo é que os colegas graduandos tenham acesso a experiências das colegas, conheçam os êxitos e percalços para alcançar essa tão significativa conquista”, explica Menezes.

Míriam Jesus

Míriam Jesus

Para sedimentar a ideia, haverá o debate “Mesa redonda sobre aprovação no exame de Ordem”, com a participação das alunas Shayanne Moreira, Juliana Barros e Míriam Jesus. A palestra de abertura do evento ficará por conta da professora Anna Carolina Moraes. Ela destacará as questões sobre a “Responsabilidade civil”.

Na terça-feira, o professor João Bosco Filho ministrará a palestra “Princípio da fundamentação das decisões judiciais”. Em seguida acontece a mesa redonda “Audiência de custódia”, mediada pelo advogado e ex-aluno Rafhael Muniz e outros ex-alunos integrantes da Comissão de Direito Penal da Subseção da OAB/RJ em Nilópolis. Haverá a participação de outros ex-alunos também.

A última noite do evento contará com a apresentação da professora Gisele Leite, autora de seis obras jurídicas, que fará a palestra “A tutela provisória em face do CPC/15”. Já o encerramento da Semana de Debates Jurídicos da Uniabeu ficará por conta do procurador de Mesquita, Matheus Menegatti. Ele ministrará a palestra “Coisa julgada no novo CPC”.

Serviço:

Evento: Semana de Debates Jurídicos

Dias: 17, 18 e 19/10

Horário: 19 horas

Local: Campus Nilópolis

Sala: Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ)

Endereço: Rua Professor Alfredo Gonçalves Filgueiras, 553 - Centro - Nilópolis

Reportagem: Fernando Fraga

Fotos: Rodolfo Walter e divulgação