Conselho de Psicologia renova autorização de funcionamento do Serviço de Psicologia da Uniabeu

O Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Uniabeu (SPA/Uniabeu) recebeu no dia 19 de dezembro o certificado de renovação de funcionamento emitido pelo Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de janeiro (CRP-RJ). O documento é o passaporte para prosseguimento da oferta à comunidade da Baixada Fluminense de acompanhamento psicológico para crianças, adolescentes e adultos, e também terapia familiar e de casais, além de orientação vocacional com atendimento individual ou em grupo.

Crianças são atendidas no SPA

Somente no segundo semestre de 2016, 119 pacientes receberam atenção na instituição, segundo a coordenadora do SPA e professora da Uniabeu, Suelen Oliveira. Isso significa que houve uma média de 5,7 mil atendimentos no período. A projeção é de que esse número aumente consideravelmente. Isso porque mais quatro novos projetos estarão à disposição da população. “Estamos com planejamento definido para colocar em prática os serviço de apoio psicossocial a pessoas que vivem com HIV/AIDS; avaliação neuropsicológica, projeto à criança com dificuldades de aprendizado, e também o de estímulo cognitivo ao idoso”, conta a coordenadora.

A coordenadora Oliveira explica que a função do SPA é oferecer atendimento, objetivando formar alunos do curso de Psicologia na prática da Psicologia Clínica e Comunitária.  “É um estágio supervisionado que faz parte do processo de formação dos futuros profissionais”, comenta. Para a comunidade da Baixada, Oliveira destaca a oportunidade de acesso a serviços de qualidade supervisionados por professores mestres e doutores bem perto de onde moram.

Os atendimentos acontecem com hora marcada e em salas preparadas de acordo com as normas do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O SPA da Uniabeu possui sete salas e funciona diariamente por 12 horas. Isso equivale a mais de 70 pacientes por dia.

Para frequentar as sessões do SPA, o paciente contribui com uma taxa simbólica administrativa. Segundo Oliveira, o serviço possui um valor simbólico para que o paciente o veja com relevância. “A pessoa precisa pensar que o tratamento é um compromisso com ela mesma, e a cobrança estimula esse sentimento”, orienta. Nas abordagens da Psicologia Clínica do SPA da Uniabeu, o pagamento faz parte do contrato do trabalho terapêutico, onde é estipulado o valor representativo.

SPA – Serviço de Psicologia Aplicada da Uniabeu

Local: Uniabeu

Endereço: Rua Itaiara, 301, Centro, Belford Roxo

Atendimento: 2ª a 6ª: das 8h às 20h / sábados: das 8h às 12h