MENU

Prouni

Programa de Bolsas de Estudos proveniente de parceria com o MEC e restrito aos alunos indicados pelo Ministério da Educação, oriundos do ENEM.



- CRONOGRAMA PROUNI – 1° SEMESTRE DE 2015

- PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS PROUNI

- Renovação de matrícula – Alunos bolsistas do PROUNI

- MANUAL DO BOLSISTA

- TRANCAMENTO DE MATRÍCULA DE ALUNOS PROUNISTAS (SUSPENSÃO DE BOLSA)

- ENCERRAMENTO DE BOLSA

- PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO/REABERTURA

- PROCEDIMENTOS PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA

- TRANSFERÊNCIA DE BOLSISTAS DO PROUNI PARA A UNIABEU

- BOLSA PERMANÊNCIA: BOLSISTAS UNIABEU NÃO SÃO CONTEMPLADOS




CRONOGRAMA PROUNI – 1° SEMESTRE DE 2015

Informamos que no semestre letivo 2015/1, a UNIABEU não participará do Processo Seletivo do MEC, para ingresso de alunos bolsistas do PROUNI.

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS PROUNI

Comprovar que o candidato foi pré-selecionado para a UNIABEU através do boletim com as notas do ENEM e que não possui bolsa PROUNI em outra instituição, nem possui vínculo com outra instituição de ensino superior pública e gratuita.

Comprovar as informações fornecidas ao MEC, com a Lista de Documentos que será o seu protocolo de entrega e com o preenchimento do Formulário de Análise de Concessão de Bolsa. Para maiores informações, entre em contato com a Coordenação do ProUni, através do telefone: 2104-0450. Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, no horário de 9 às 18 horas.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA DE ALUNOS PROUNISTAS (SUSPENSÃO DE BOLSA)

O bolsista do Prouni pode solicitar o trancamento da matrícula, de acordo com as normas da instituição. Nesse caso deverá entrar em contato com a Coordenação do Prouni na Instituição e solicitar a suspensão do usufruto da bolsa. Porém o período em que a bolsa ficar suspensa é considerado de efetiva utilização, ou seja, é descontado do seu prazo total de utilização.

ENCERRAMENTO DE BOLSA

A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos:

  • Matrícula, a qualquer tempo, em instituição pública gratuita de ensino superior;
  • Não aprovação em, no mínimo, 75% do total das disciplinas cursadas em cada período letivo;
  • Evasão do bolsista;
  • Término do prazo máximo de suspensão da bolsa;
  • Acúmulo de bolsas do Prouni pelo estudante;
  • Inidoneidade de documento apresentado à instituição ou falsidade de informação prestada pelo bolsista, a qualquer momento;
  • Conclusão de curso no qual o bolsista está matriculado, ou qualquer outro curso superior, em qualquer instituição de ensino superior;
  • Término do prazo máximo para conclusão do curso no qual o bolsista está matriculado;
  • Encerramento da matrícula do bolsista, com consequente encerramento dos vínculos acadêmicos com a instituição;
  • Constatada mudança substancial da condição socioeconômica do estudante;
  • Usufruto, simultâneo, em cursos ou instituições de ensino diferentes, da bolsa de estudos concedida pelo Prouni e do financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies;
  • Não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece à instituição para efetivar a sua matrícula;
  • Quando o estudante deixar de apresentar documentação pendente na fase de comprovação das informações, referente ao seu ingresso na instituição. Exemplificando: o estudante selecionado pelo Prouni que concluiu o ensino médio, mas ainda não possui do certificado;
  • Solicitação do bolsista;
  • Decisão ou ordem judicial;
  • Falecimento do bolsista.

PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO/REABERTURA

O bolsista que, dentro dos prazos estabelecidos pela legislação do MEC e da UNIABEU em vigor, desejar retomar sua vida acadêmica, deverá se dirigir à Coordenação do ProUni requerendo a reabertura da matrícula. Após este procedimento, o bolsista deverá, imediatamente, se encaminhar ao Setor de Atendimento do Campus correspondente para comunicar a reabertura e solicitar análise acadêmica. O bolsista deverá comparecer no prazo para a renovação do benefício, através da assinatura do Termo de Atualização.

PROCEDIMENTOS PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA

O bolsista que desejar transferir-se de *curso, habilitação ou turno*, deverá formalizar a solicitação junto à Coordenação do ProUni e obtendo o deferimento do seu pedido, imediatamente, encaminhar-se ao Setor de Atendimento do Campus correspondente para regularização da transferência e posterior assinatura do Termo de Transferência junto ao SISPROUNI.

TRANSFERÊNCIA DE BOLSISTAS DO PROUNI PARA A UNIABEU

A Coordenação do PROUNI informa que transferência de bolsistas do PROUNI para a UNIABEU, para o semestre letivo 2015/1 está temporariamente suspensa.

Renovação de matrícula – Alunos bolsistas do PROUNI

Informamos que a renovação de matrícula dos alunos bolsistas do Prouni na UNIABEU ocorrerá automaticamente no período letivo 2015/1, porém nos casos em que possuírem reprovação em mais que 25% das disciplinas cursadas em 2014/2, deverão comparecer à Coordenação do Prouni no Campus 1 - Belford Roxo até 16/01/2015, para justificativa e análise do rendimento acadêmico insuficiente, com exceção dos alunos matriculados no Campus 4 - Angra dos Reis, que deverão entrar em contato com a gestão do campus, para efetuar a justificativa.
Informamos ainda que os alunos matriculados no último período, mas que ainda não integralizaram o curso (devem horas de estágio, atividades acadêmicas ou disciplinas), também devem entrar em contato com a Coordenação do Prouni, para que seja emitido o requerimento de integralização de matrícula e, caso não pretendam estudar em 2015/1 deverão solicitar o trancamento de matrícula, para que a mesma não seja cancelada com a perda do vínculo com a instituição.

 

Atenção:

O MEC/ProUni estabelece os seguintes critérios para renovação/manutenção da bolsa: 

I - Aproveitamento Acadêmico em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas durante o último período letivo. Observação: Disciplinas canceladas SEM alteração são consideradas como disciplinas sem aproveitamento.

II – Não ter utilizado o número máximo períodos de concessão da bolsa. Observação: O prazo máximo de concessão da bolsa corresponde ao dobro número de períodos propostos pela UNIABEU para a conclusão do Curso.

III – Não ter vínculo com nenhuma instituição de nível superior pública e gratuita. 

IV – Possuir renda familiar mensal per capta e situação socioeconômica compatível com o perfil de um bolsista do Prouni, nos termos do § 3° do art. 10 da Portaria Normativa n° 19, de 20/11/2008.