CENTRAL DE RELACIONAMENTO

Histórico institucional
A Associação Brasileira de Ensino Universitário – Abeu iniciou suas atividades em meados dos anos 50, com a criação do Ginásio Belford Roxo, em Belford Roxo, então 4º distrito do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense/RJ.   As atividades de Ensino Superior tiveram início na década de 70, por meio do Decreto Federal nº 70179 de 24 de fevereiro de 1972, que autorizou o funcionamento da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas de Nova Iguaçu/RJ. Em 1992, passou a denominar-se ABEU Faculdades Integradas.
No ano de 1984, a ABEU passou a manter, na Ilha do Governador, município do Rio de Janeiro, a Faculdade de Educação Osório Campos com os cursos de Pedagogia e de Formação de Professores. Em 1986, para prestar uma homenagem à localidade que tão bem recebeu a instituição, a então unidade de ensino, passou a denominar-se Faculdade da Ilha e obteve autorização para funcionamento do curso de Administração e Sistemas de Informação, em 2013, o curso de Administração foi transferido para o município de Nova Iguaçu, com a autorização da Secretaria de Regulação do MEC, e hoje a unidade acadêmica conta também com o curso de Tecnologia em Análise de Sistemas.
Com uma trajetória de conquistas e realizações ao longo de décadas, a ABEU, em mais um projeto de pioneirismo, implantou, em 1998, no Município de Angra dos Reis – RJ, a primeira Faculdade na região, com o curso de Administração.
Em 2002, pela Portaria MEC nº 1485, de 15 de maio de 2002, a “ABEU - Faculdades Integradas” foi credenciada como “ABEU - Centro Universitário”, com sede no Município de Belford Roxo, e unidades acadêmicas nos municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Angra dos Reis e Rio de Janeiro.
Dando prosseguimento ao processo de expansão a que se propôs, a UNIABEU implantou, no Município de Nilópolis, o curso de Tecnologia em Informática. Atualmente, o campus II mantém os cursos de  Licenciaturas em: Pedagogia, Matemática, Letras e História, além do Bacharelado em Direito  e Tecnologia em Recursos Humanos.
Em 2010, a UNIABEU obteve autorização do MEC para ofertar o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Angra dos Reis e  em 2013 foi autorizado o funcionamento do  curso de Tecnologia em Recursos Humanos no mesmo campus, município em que a instituição irá se habilitar junto ao MEC para autorização de funcionamento do curso de Medicina.
Atualmente, a UNIABEU mantém no campus sede os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Tecnologia em Recursos Humanos e Logística. Na área da saúde oferta os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Serviço Social e Psicologia.
Nesse meio século de existência, a instituição tem educado e formado profissionais de liderança, reconhecidos pelas empresas que buscam não apenas técnicos com boa formação, mas verdadeiros empreendedores com experiência e vida acadêmica ativa.
A UNIABEU não tem parado de crescer, pois, a instituição apostou na visão moderna de capacitação profissional, investindo, cada vez mais, na diversificação de cursos, qualificação do seu quadro docente, constante ampliação de sua estrutura física administrativa e pedagógica, fazendo desta forma parte importante da história econômica e social das regiões onde está inserida.