Gestão Empresarial

Disponível no campus Nova Iguaçu

Próximas Turmas

Novas turmas previstas para março de 2019.
Formação de turma condicionada ao número mínimo de matriculados estipulado pela Instituição.

Objetivo

Qualificar profissionais em Gestão Estratégica Empresarial com visão de liderança mercadológica. O MBA é pautado no propósito de formar líderes capazes de gerenciar negócios, transitando em diversas competências exigidas pelas organizações.

Público Alvo

Especialização destinada aos profissionais que necessitam de requalificação, reciclagem e aprimoramentos que conduzam a níveis superiores de atuação, engrandecendo a carreira. O curso também é indicado aos interessados em cargos executivos e de gestão com capacidade gerencial.

O Curso deixará você apto a:

  • Exercer cargos executivos com uma visão mais atualizada de mercado.
  • Fazer gestão de negócios pautados em uma visão atualizada do cenário mercadológico.
  • Planejar e desenvolver ações e soluções empresariais.

Sobre as aulas

A Pós-Graduação da Uniabeu é realizada por módulos e ao final de cada módulo o aluno recebe uma certificação de extensão e/ou capacitação.

Carga Horária:
360 horas (até 24 meses)


Periodicidade, dias e horários:

Nova Iguaçu – sábados (quinzenais), das 08h às 17h.


Coordenadora – Nova Iguaçu
Kátia Cardoso

Programa

 

GESTÃO FINANCEIRA – 20h
Conceitos básicos financeiros;
Mercado Financeiro;
Estrutura organizacional Financeira;
Tesouraria – Front e Back Office.

GESTÃO DE CUSTOS – 20h
Contabilidade de custos;
Conceitos básicos de custos;
Custo/volume/lucro;
Margem de contribuição;
Método de custeio variável;
Overhead – identificação e departamentalização;
Modelo direto e sistema de custeio tradicional simples;
Sistema de custeio tradicional departamentalizado;
Custeio baseado em atividades;
Implantação do ABC.

CONTABILIDADE E ANÁLISE ECONÔMICA – 20h
Contabilidade Geral e IFRS;
Análises – verticais e horizontais;
Indicadores de liquidez, endividamento e giro para tomada de decisão;
Demonstrativo fluxo de caixa – direto e indireto.

ANÁLISE DE INVESTIMENTO – 20h

Mercado Financeiro / Regulações e Compliance – Sistema Financeiro Nacional
Front e Back office empresarial;
Orçamento e estrutura de capital;
Tomada de decisão- TIR, VPL e Payback;
Analise de investimentos quanto ao risco-retorno.

GOVERNANÇA CORPORATIVA – 20h
Introdução e Promovendo a prática de Governança Corporativa;
A Lei Sarbanes Oxley;
Conselhos de Administração: As três fases;
Escolha da Estratégia;
Comitê de Auditoria;
Gestão de Processos;
Gestão de Riscos;
Controles Internos;
Auditorias Internas e Externas.

GOVERNANÇA DE TI – 20h
Conceitos de Governança de TI;
Conceitos do COBIT e ITIL;
Indicadores;
Objetivos de processos;
Fatores críticos de sucesso;
A Tecnologia como ferramenta de negócios;
Processos x Tecnologia.

GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS – 20h
Processos como identificação dos riscos;
Gerenciamento de riscos;
Tipos de riscos;
Riscos Estratégicos;
Análise dos riscos;
Tratamentos de Resposta;
Conceitos do COSO;
Controles Internos.

AUDITORIA – 20h
Normas de auditoria emitidas por órgãos governamentais;
Planejamento dos trabalhos de Auditoria;
Procedimentos de auditoria;
Alinhamento dos Comitês de Auditorias com as ações na Organização;
Escopo da Auditoria Interna;
Escopo da Auditoria Externa.

QUALIDADE APLICADA À PROCESSOS – 40h
Lean Six Sigma e a Gestão de Processos de Negócios;
Identificação do problema – Fase Definir;
Identificação do estado atual – Fase Medir;
Análise comparativa Vs Requerimentos – Fase Analisar;
Implementar Melhorias;
Monitorar Resultados.

TQM (Gestão da Qualidade Total) – 20h
A Evolução do Conceito da Qualidade;
Gerenciamento da Qualidade Total;
Custo da Qualidade;
Os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade;
A melhoria da Qualidade e as equipes;
Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos;
Desdobramento da Função Qualidade;
Qualidade dos Sistemas de Gerenciamento;
Gerenciamento por Processos;
Gerenciamento da Rotina;
Gestão da Qualidade na Cadeia de Suprimentos.

GESTÃO ESTRATÉGICA – 20h
Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendência.
Entender os conceitos de gerenciamento e de estratégia;
Como a Estratégia pode ser viável para implantação de ações dentro das organizações;
Análise dos ambientes internos e externos aos da organização;
Gestão por resultados e competências;
A estratégia antes mesmo da gestão;
Como efetuar o alinhamento entre a estratégia e a ação;
Gestão estratégica em instituições sem fins lucrativos;
Como gerenciar projetos estratégicos.

GESTÃO DE MARKETING – 20h
Planejar, propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de Marketing medindo e avaliando sua eficácia no contexto organizacional;
Estruturar soluções criativas e tecnológicas, sendo agente propulsor da busca de tendências e de inovação para o negócio, propondo soluções de marketing;
Elaborar planos de marketing, com base na inovação, conhecimento sobre o consumidor e as tecnologias com o intuito de promover a marca do cliente;
Executar planos de Marketing, organizando suas ações, a fim de que os planos sejam consistentes, inovadores e geradores de resultados para as organizações;
O composto de Marketing – os 4 P’s e os impactos no desenvolvimento de projetos sustentáveis.

GESTÃO DE SERVIÇOS – 20h
Planejamento, controle e melhoria de serviços;
Serviços envolvidos;
Valorização dos serviços;
Relação custo, benefício e a terceirização;
Avaliação do desempenho dos serviços.
Gestão Empreendedora
Fundamentos do empreendedorismo;
Empreendedorismo no plano empresarial;
Postura empreendedora da missão empresarial;
Estratégia e Inovação;
Visão financeira e custos;
Gestão da Produção e Operacional;
Plano de Negócios.

HABILIDADE DE LIDERANÇA E EQUIPE – 20h
Desenvolvimento da liderança;
Habilidade da Equipe;
Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades;
Habilidade técnica, humana e conceitual.

HABILIDADE DE MOTIVAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS – 20h
Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos;
Ciclo da motivação;
Forças motivacionais: realização, afiliação e competência Habilidade técnica, humana e conceitual.

NEGOCIAÇÃO – 20h
Capacidade de Negociar;
Como entender os stakeholders da negociação;
Técnicas e ferramentas para negociações de sucessos;
A negociação como diferencial em projetos;
A negociação em projetos e processos;

METODOLOGIA DA PESQUISA – 30h
Tipos de pesquisa;
Modelos de trabalho;
Pré-projeto de pesquisa;
Citações;
Referências bibliográficas.

SEMINÁRIOS DE GESTÃO – 60h
Orientação dentro das áreas de Estratégia, Pessoas e Finanças, com aplicação em gerenciamento de projetos, qualidade e gestão de processos e gestão empresarial.

Documentação

Após se inscrever no curso, você terá até o primeiro dia de aula para entregar toda documentação na Central de Relacionamento do seu campus.

  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de Residência
  • 01 foto 3×4 recente
  • Cópia autenticada do diploma de graduação. Provisoriamente pode ser entregue uma declaração de conclusão, constando que a confecção do diploma está em andamento.

Obs: A entrega de qualquer das declarações citadas acima apenas permite a matrícula, não isentando o aluno da entrega da cópia autenticada do diploma

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