MBA em Gestão de Projetos

Disponível na unidade Nova Iguaçu

Próximas Turmas

Início das aulas em janeiro de 2018.

Objetivo

Desenvolver Competências na Área de Gerenciamento de Projetos Através de Práticas, Ferramentas, Técnicas e outros itens relevantes amplamente reconhecidos. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto. Gerenciar a Equipe do Projeto. Administração de Contrato. Interação de Grupos de Processos. Conhecimento dos Processos de Gestão: Atividades de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Monitoramento e Fechamento de um Projeto.

Público Alvo

MBA destinado aos graduados em diversas áreas do conhecimento interessados em atuar como gestor de projetos em organizações.

O Curso deixará você apto a:

  • Gerir projetos organizacionais e empresariais pautados nas competências e habilidades adquiridas.
  • Interpretar os setores das atividades econômicas para planejar os projetos.
  • Gerenciar equipes que desenvolvem projetos.

Sobre as aulas

A Pós-Graduação da Uniabeu é realizada por módulos. O modelo permite o ingresso de novos alunos na turma em andamento a cada início de módulo.

Carga Horária:
450 horas (24 meses)


Periodicidade:
Quinzenal (aos sábados)


Horário: das 8h às 17h.


Coordenadora
Kátia Cardoso

Investimento

Valor do Curso
24 x R$ 432,90
Pagamento até o dia 10 – R$ 370,00

Ex-aluno Uniabeu
ou Funcionário Público

24 x R$ 389,61
Pagamento até o dia 10 – R$ 333,00

As multas e juros incidirão sobre o valor do boleto após o dia 10 de cada mês.

Programa

 

FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PROJETOS – 20h
Fundamentos em projetos;
Ciclo de vida do gerenciamento do projeto;
Processos de iniciação;
Processos de planejamento;
Processos de execução;
Processos de controle e monitoramento;
Processos de fechamento de um projeto;
Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos;
Gerenciamento da Integração, Escopo, Tempo Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Stakeholders, Risco e Aquisições do Projeto.

GESTÃO DE ESCOPO – 20h
Aprendizado e aprofundamento nas ferramentas e técnicas para coleta de requisitos;
Abordagem das metodologias necessárias para efetuar o planejamento do escopo dos projetos;
Aprendizado e aprofundamento nas ferramentas e técnicas para definição do escopo, como: opinião de especialistas, análise de produtos do projeto, identificação de alternativas e oficinas de estudo;
Aprendizado e aprofundamento nas ferramentas e técnicas para criar a EAP – Estrutura Analítica do Projeto, como: técnicas de decomposição;
Aprendizado e aprofundamento nas ferramentas e técnicas para definição do escopo, como: técnicas de controle de versionamento de alteração de escopo.

GESTÃO DA INTEGRAÇÃO – 20h
Processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos:
– Desenvolver o termo de abertura do projeto;
– Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;
– Orientar e gerenciar a execução do projeto;
– Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
– Controle integrado de mudanças;
– Atividades de encerramento do projeto.

GESTÃO DE CUSTOS – 20h
Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle com:
– Plano de Custos;
– Estimativa de Custos;
– Desenvolver orçamento;
– Controle de custos;
– Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.

GESTÃO DE TEMPO – 20h
Desenvolver o Plano de tempo;
Definição da atividade;
Sequenciamento de atividades;
Estimativa de recursos da atividade;
Estimativa de duração da atividade;
Desenvolvimento do Cronograma;
Controle do cronograma;
Medições de desempenho do projeto;
Análise de cenários.

GESTÃO DA QUALIDADE – 20h
Planejamento da Qualidade;
Garantia da qualidade;
Controle da qualidade;
Processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos;
Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente;
Diagrama de causa e efeito;
Melhoria contínua;
PDCA.

MS – PROJECT – 20h
Prática no Ms-Project;
Visão Geral da criação e edição de projetos;
Procedimentos preliminares;
Abrindo novo arquivo;
Definindo o projeto;
Definindo períodos úteis;
Listando tarefas do projeto;
Organizando tarefas em fases;
Agendando tarefas;
Informações sobre tarefas;
Adicionando colunas;
Definindo prazos;
Identificando riscos.

GESTÃO DE RH – 20h
Planejamento de recursos humanos;
Contratar ou mobilizar a equipe do projeto;
Desenvolver a equipe do projeto;
Gerenciar a equipe do projeto;
Funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto;
Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos;
Estrutura Analítica dos Recursos (EAR);
Matriz de Responsabilidades (MR);
Técnicas de Apresentação.

GESTÃO DAS COMUNICAÇÕES E STAKEHOLDERS – 20h
Planejar as comunicações;
Gerenciar as comunicações;
Controlar as comunicações;
Identificar os Stakeholders;
Planejar Gerenciamento dos Stakeholders;
Gerenciar os Stakeholders;
Controlar Stakeholders.

GESTÃO DE RISCOS – 20h
Planejamento do gerenciamento de riscos;
Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas;
Análise qualitativa de riscos;
Análise quantitativa de riscos;
Planejamento de respostas a riscos;
Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar;
Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar;
Monitoramento e controle de riscos;
Matriz de probabilidade e impacto;
Diagrama da árvore de decisão.

GESTÃO DE CONTRATOS – 20h
Planejamento de compras e aquisições;
Planejamento de contratações: documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores;
Seleção de fornecedores – obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado;
Administração de contrato – gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor e estabelecer ações corretivas necessárias;
Encerramento do contrato.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL – 20h
A ética integrada à gestão de negócios nas organizações;
A dimensão ética e moral do gerente de projetos;
Código de ética;
A contribuição do código de conduta ética para a sustentabilidade;
Consciência Moral e Raciocínio Ético;
O papel do gerente de projeto na prática efetiva do código de conduta ética.

GESTÃO ESTRATÉGICA – 20h
Visão Estratégica (visão, missão e valores);
Planejamento Estratégico;
BSC – Balaced Scorecard;
Desdobramento da Estratégia e Plano de ação;
Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendência.

GESTÃO DE PMO – 20h
Estrutura organizacional de apoio aos projetos;
Funções: normatização, educação, operação e controle;
Portfólio de projetos. Processos decisórios estruturados – importância, conceitos e benefícios;
Modelos de maturidade;
Análise comparativa entre Modelos de Maturidade;
Tipos de PMO;
Processos do PMO;
10 Princípios para implantação de um PMO.

GESTÃO DE PORTFÓLIOS – 20h
Gerenciamento eficaz do trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos;
Atribuição de recursos financeiros e suporte com base em categorias de risco;
Premiação, linhas de negócios específicas ou tipos de projetos genéricos;
Infraestrutura e melhoria dos processos internos;
Portfólios com base em metas específicas.

HABILIDADE DE LIDERANÇA E EQUIPE – 20h
Desenvolvimento da liderança;
Habilidade da Equipe;
Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades;
Habilidade técnica, humana e conceitual.

HABILIDADE DE MOTIVAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS – 20h
Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos;
Ciclo da motivação;
Forças motivacionais: realização, afiliação e competência Habilidade técnica, humana e conceitual.

NEGOCIAÇÃO – 20h
Capacidade de Negociar;
Como entender os stakeholders da negociação;
Técnicas e ferramentas para negociações de sucessos;
A negociação como diferencial em projetos;
A negociação em projetos e processos.

METODOLOGIA DA PESQUISA – 30h
Tipos de pesquisa;
Modelos de trabalho;
Pré-projeto de pesquisa;
Citações;
Referências bibliográficas.

SEMINÁRIOS DE GESTÃO – 60h
Orientação dentro das áreas de Estratégia, Pessoas e Finanças, com aplicação em gerenciamento de projetos, qualidade e gestão de processos e gestão empresarial.

Documentação

  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de Residência
  • 01 foto 3×4 recente
  • Cópia autenticada do diploma de graduação. Provisoriamente pode ser entregue uma declaração de conclusão, constando que a confecção do diploma está em andamento.

Obs: A entrega de qualquer das declarações citadas acima apenas permite a matrícula, não isentando o aluno da entrega da cópia autenticada do diploma

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