Educação Inclusiva

Disponível na unidade Nova Iguaçu

Próximas Turmas

Início das aulas em janeiro de 2018.

Objetivo

Promover a formação de profissionais competentes para atuar na Educação Básica, a fim de atender as premências atuais frente à Inclusão em educação na perspectiva democrática de Educação para Todos.

Público Alvo

Pós-graduação destinada a educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e interessados no aprofundamento do tema para a busca de uma educação inclusiva em diversos aspectos.

O Curso deixará você apto a:

  • Trabalhar públicos diversos, atendendo às especificidades de cada um.
  • Desenvolver ações que contribuam com o processo de aprendizagem de uma forma mais inclusiva
  • Tratar os casos específicos de educação com mais discernimento e conhecimento
  • Prestar assistência educativa sem restrição de público, incluindo as descobertas no processo de aprendizagem.

Sobre as aulas

A Pós-Graduação da Uniabeu é realizada por módulos. O modelo permite o ingresso de novos alunos na turma em andamento a cada início de módulo.

Carga Horária:
360 horas (18 meses)


Periodicidade:
Quinzenal (aos sábados)


Horário: das 8h às 17h.


Coordenadora
Erika Leme

Investimento

Valor do Curso
24 x R$ 391,95
Pagamento até o dia 10 – R$ 335,00

Ex-aluno Uniabeu
ou Funcionário Público

24 x R$ 352,76
Pagamento até o dia 10 – R$ 301,50

As multas e juros incidirão sobre o valor do boleto após o dia 10 de cada mês.

Programa

 

INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS E POLÍTICOS – 20h
A inclusão em Educação à luz do preconceito como fenômeno social e psíquico;
Reflexões sobre os conceitos diferença, diversidade, participação e barreiras de aprendizagem, na perspectiva dos Concepções de educação inclusiva e educação especial: aproximações e distanciamentos;

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – 20h
Conflito entre demanda/oferta de atendimento as necessidades educacionais especiais e a concepção do AEE;
Conceituação do AEE;
Organização e oferta do AEE;
Público alvo do AEE;
Formação de professores para o AEE.

DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM – 20h
Análise do desenvolvimento humano na inter-relação das suas dimensões, sociocultural, afetiva e cognitiva com a aprendizagem;
Compreensão da relação entre desenvolvimento humano e o processo educativo;
Contribuições da neurofisiologia: desenvolvimento neurológico e aprendizagem;
Dificuldades e distúrbios de aprendizagem e a questão do fracasso escolar.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – 20h
Definição de conceitos, classificação, tipos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, comorbidades, identificação, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional, Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

DEFICIÊNCIA FÍSICA – 20h
Definição de conceitos, classificação, tipos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, comorbidades, identificação, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional;
Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ – 20h
Definição de conceitos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional;
Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

DEFICIÊNCIA VISUAL – 20h
Definição de conceitos, classificação, tipos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, comorbidades, identificação, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional;
Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – 20h
Definição, possíveis causas, diagnóstico, características;
Métodos de intervenção: pedagógica, comportamental, comunicativa e social para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão desses alunos;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO – 20h
Definição dos termos;
Caracterização dos aspectos biopsicossociais envolvidos nas altas habilidades/superdotação;
Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superdotado;
Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento desses alunos.

PLURALIDADE CULTURAL/CURRÍCULO – 20h
A pluralidade cultural como tema transversal: o currículo em questão;
Reflexões sobre os conceitos de respeito e tolerância;
A questão da religiosidade e o trato com a diversidade religiosa;
O papel da escola;
Postura do educador frente a essas questões.

RACIALIDADE E ETNIA – 20h
Definição dos conceitos de raça e etnia e suas articulações;
Raça e etnia no contexto das relações sociais;
As interpretações do racismo e seus distintos modos de abordagem;
Estratégias e políticas que atuem na redução das desigualdades;
A questão das cotas;
O papel da escola;
Postura do educador frente a essas questões.

GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL – 20h
Definição dos conceitos: gênero, orientação sexual, sexualidade; seus desdobramentos no âmbito escolar;
A construção da sexualidade a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a cultura;
O papel da escola;
Postura do educador frente a essas questões.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE – 20h
Definição do termo Psicomotricidade e sua abrangência, bem como suas possibilidades de percepção e ação no âmbito escolar;
O corpo como origem das aquisições afetivas, orgânicas e cognitivas;
Vivência e reflexão das dimensões da corporeidade: sensibilidade, motricidade, emoção, expressão, comunicação, criatividade e consciência.

AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – 20h
A avaliação do processo educativo: natureza, concepções, procedimentos e instrumentos técnico-metodológicos;
A avaliação escolar no contexto do sistema educacional brasileiro: as principais tendências e perspectivas da avaliação;
Avaliação excludente ou inclusiva?;
Reflexão dos professores acerca de suas práticas.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO – 30h
Ciência e conhecimento científico;
Tendências metodológicas: a instrumentalização para a preparação, execução e apresentação da pesquisa em educação;
Tipos de pesquisa;
Métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa;
Projeto de pesquisa: etapas e elaboração;
Artigos científicos: diretrizes para elaboração.

TCC – 50h
Trabalho de conclusão de curso

Documentação

  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de Residência
  • 01 foto 3×4 recente
  • Cópia autenticada do diploma de graduação. Provisoriamente pode ser entregue uma declaração de conclusão, constando que a confecção do diploma está em andamento.

Obs: A entrega de qualquer das declarações citadas acima apenas permite a matrícula, não isentando o aluno da entrega da cópia autenticada do diploma

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