Educação Inclusiva

 Disponível no campus Nova Iguaçu

Próximas Turmas

Novas turmas previstas para 18 de agosto de 2018.
Formação de turma condicionada ao número mínimo de matriculados estipulado pela Instituição.

Objetivo

Promover a formação de profissionais competentes para atuar na Educação Básica, a fim de atender as premências atuais frente à Inclusão em educação na perspectiva democrática de Educação para Todos.

Público Alvo

Pós-graduação destinada a educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e interessados no aprofundamento do tema para a busca de uma educação inclusiva em diversos aspectos.

O Curso deixará você apto a:

  • Trabalhar públicos diversos, atendendo às especificidades de cada um.
  • Desenvolver ações que contribuam com o processo de aprendizagem de uma forma mais inclusiva
  • Tratar os casos específicos de educação com mais discernimento e conhecimento
  • Prestar assistência educativa sem restrição de público, incluindo as descobertas no processo de aprendizagem.

Sobre as aulas

A Pós-Graduação da Uniabeu é realizada por módulos e  ao final de cada módulo o aluno recebe uma certificação de extensão e/ou capacitação.

Carga Horária:
360 horas/ até 24 meses.


Periodicidade, dia e horário:
Nova Iguaçu – Sábados (Quinzenais), das 8h às 17h.


Coordenadora
Dimarina Lima

Investimento

Valor do Curso
24 x R$ 432,90
Pagamento até o dia 10 – R$ 370,00

Ex-aluno Uniabeu
24 x R$ 389,61
Pagamento até o dia 10 – R$ 333,00

As multas e juros incidirão sobre o valor do boleto após o dia 10 de cada mês.

Programa

 

INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS E POLÍTICOS – 20h
A inclusão em Educação à luz do preconceito como fenômeno social e psíquico;
Reflexões sobre os conceitos diferença, diversidade, participação e barreiras de aprendizagem, na perspectiva dos Concepções de educação inclusiva e educação especial: aproximações e distanciamentos;

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – 20h
Conflito entre demanda/oferta de atendimento as necessidades educacionais especiais e a concepção do AEE;
Conceituação do AEE;
Organização e oferta do AEE;
Público alvo do AEE;
Formação de professores para o AEE.

DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM – 20h
Análise do desenvolvimento humano na inter-relação das suas dimensões, sociocultural, afetiva e cognitiva com a aprendizagem;
Compreensão da relação entre desenvolvimento humano e o processo educativo;
Contribuições da neurofisiologia: desenvolvimento neurológico e aprendizagem;
Dificuldades e distúrbios de aprendizagem e a questão do fracasso escolar.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – 20h
Definição de conceitos, classificação, tipos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, comorbidades, identificação, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional, Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

DEFICIÊNCIA FÍSICA – 20h
Definição de conceitos, classificação, tipos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, comorbidades, identificação, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional;
Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ – 20h
Definição de conceitos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional;
Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

DEFICIÊNCIA VISUAL – 20h
Definição de conceitos, classificação, tipos, aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, comorbidades, identificação, diagnóstico e prognóstico;
Principais dificuldades de aprendizagem encontradas na educação inclusiva e especial, compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional;
Discussão de possibilidades e estratégias didático pedagógicas de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo o aluno e suas famílias;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – 20h
Definição, possíveis causas, diagnóstico, características;
Métodos de intervenção: pedagógica, comportamental, comunicativa e social para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão desses alunos;
Questões contemporâneas: estudos de caso;
Tecnologias que facilitam a aprendizagem.

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO – 20h
Definição dos termos;
Caracterização dos aspectos biopsicossociais envolvidos nas altas habilidades/superdotação;
Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superdotado;
Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento desses alunos.

PLURALIDADE CULTURAL/CURRÍCULO – 20h
A pluralidade cultural como tema transversal: o currículo em questão;
Reflexões sobre os conceitos de respeito e tolerância;
A questão da religiosidade e o trato com a diversidade religiosa;
O papel da escola;
Postura do educador frente a essas questões.

RACIALIDADE E ETNIA – 20h
Definição dos conceitos de raça e etnia e suas articulações;
Raça e etnia no contexto das relações sociais;
As interpretações do racismo e seus distintos modos de abordagem;
Estratégias e políticas que atuem na redução das desigualdades;
A questão das cotas;
O papel da escola;
Postura do educador frente a essas questões.

GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL – 20h
Definição dos conceitos: gênero, orientação sexual, sexualidade; seus desdobramentos no âmbito escolar;
A construção da sexualidade a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a cultura;
O papel da escola;
Postura do educador frente a essas questões.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE – 20h
Definição do termo Psicomotricidade e sua abrangência, bem como suas possibilidades de percepção e ação no âmbito escolar;
O corpo como origem das aquisições afetivas, orgânicas e cognitivas;
Vivência e reflexão das dimensões da corporeidade: sensibilidade, motricidade, emoção, expressão, comunicação, criatividade e consciência.

AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – 20h
A avaliação do processo educativo: natureza, concepções, procedimentos e instrumentos técnico-metodológicos;
A avaliação escolar no contexto do sistema educacional brasileiro: as principais tendências e perspectivas da avaliação;
Avaliação excludente ou inclusiva?;
Reflexão dos professores acerca de suas práticas.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO – 30h
Ciência e conhecimento científico;
Tendências metodológicas: a instrumentalização para a preparação, execução e apresentação da pesquisa em educação;
Tipos de pesquisa;
Métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa;
Projeto de pesquisa: etapas e elaboração;
Artigos científicos: diretrizes para elaboração.

TCC – 50h
Trabalho de conclusão de curso

Documentação

Após se inscrever no curso, você terá até o primeiro dia de aula para entregar toda documentação na Central de Relacionamento do seu campus.

  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de Residência
  • 01 foto 3×4 recente
  • Cópia autenticada do diploma de graduação. Provisoriamente pode ser entregue uma declaração de conclusão, constando que a confecção do diploma está em andamento.

Obs: A entrega de qualquer das declarações citadas acima apenas permite a matrícula, não isentando o aluno da entrega da cópia autenticada do diploma

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