0800 591 0700

Curso de Psicologia recebe profissionais para debate

Por Anderson Guilherme

O curso de Psicologia da Uniabeu promoveu uma mesa redonda no dia 26/10, no auditório 1 da unidade Belford Roxo, com a presença da Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) Diva Lúcia Gautério Conde, do militante LGBT Tiko Arawak, do professor Acyr Maya e do coordenador de Psicologia Edimilson Duarte de Lima. O objetivo foi promover um diálogo sobre os questionamentos a cerca da liminar concedida pelo juiz federal da 14º Vara do Distrito Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho, que abre brecha para que psicólogos ofereçam terapias de reorientação sexual àqueles que não se sentem confortável com a sua orientação. A decisão atende a um pedido da psicóloga Rosângela Alves Justino. Segundo ela e os outros profissionais que apoiam a liminar, a resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia, que proíbe esse tratamento, restringe a liberdade científica.

Para enriquecer o debate, Tiko Arawak mencionou dados sobre a violência sofrida pela população LGBT no Brasil e Diva Conde chamou atenção para as mudanças sociais atuais acerca da homossexualidade. O professor Acyr Maya, mediador do debate, assinalou que: “a liminar expressa uma forma de homofobia, pois mata e cala o desejo”.

Professor Edimilson e os integrantes da mesa

Tendo em vista as interpretações e as opiniões diversificadas, a iniciativa do curso em promover o debate foi bem vista pelos alunos e convidados, o militante Tiko considerou fundamental a abordagem dentro do ambiente acadêmico por ser um debate agregador aos alunos, “É fundamental falar sobre o assunto aqui porque nós estamos diante de profissionais em potencial. É importante que os alunos já estejam preocupados com o futuro da profissão que eles pretendem exercer. Além disso, é natural, é compreensível o interesse deles nesse debate, pois reflete uma preocupação de como eles terão que atuar futuramente”. A Presidente do CRP, Diva Conde, também considerou importante a abordagem do tema na Instituição, parabenizando, inclusive, a Uniabeu pela iniciativa, “Eu quero parabenizar a Uniabeu e todo o seu corpo docente pelo pioneirismo, pela vanguarda que eles tiveram em relação aos 795 cursos de Psicologia no Brasil. É muito importante trazer essa temática para dentro do meio acadêmico. Isto comprova que os professores daqui estão preocupados com uma formação aberta, esclarecida e necessária aos psicólogos que atuarão no mercado futuramente”, afirmou ela.

Wallace Santos – 5º período

A necessidade do debate foi sentida pelos alunos. De acordo com a coordenação do curso, a solicitação partiu de um grupo que ouvia na roda de colegas que era necessário uma conversa sobre a questão. Wallace Santos de Oliveira Silva, do 5º período, foi um dos alunos que solicitaram o evento para o entendimento geral de todos, “dentro do curso de psicologia existem vários grupos de alunos que são muito mobilizados com a discussão dessa e de outras questões que implicam com a nossa atuação no mercado. Por isso, dentro de uma conversa informal surgiu a ideia de uma intervenção, de um evento onde nós pudéssemos trazer o diálogo. Alguns colegas não entendem com clareza as consequências dessa liminar e o nosso objetivo é justamente fazer com que eles tirem as suas dúvidas e tenham uma opinião formada a respeito do assunto que está ligado diretamente com a nossa profissão”, afirmou Wallace que ainda completou: “Como aluno me sinto muito feliz em ver que a nossa formação está sendo qualificada e também fico muito satisfeito pela Uniabeu entender essa nossa necessidade e permitir que todo curso dialogue em um evento como esse”.

 

Fotos: Gabriela Mineiro

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar