Confiança
Olá, meus amados filhos!
É provável que vocês escutem a frase “Não confiem em ninguém” em algum momento da vida. Este pensamento reflete a conclusão de alguns para uma reflexão acerca da vida…
… Afinal, a vida é hostil? A sociedade, nossa comunidade, os seres humanos de modo geral, são hostis? De fato o universo nos colocou em uma trincheira cheia de riscos e ameaças e com poucas chances de sucesso?
Bom… Eu entendo que algumas pessoas cheguem a esta conclusão e espero, como sempre, que vocês construam suas próprias conclusões, mas quero compartilhar o que penso sobre isso.
Não! O Universo não é hostil! Na verdade, o universo inteiro está conspirando ao seu favor! O universo é abundante, há fartura e recursos praticamente infinitos que poderão atender a todos. As pessoas são fundamentalmente boas. É verdade que muitas não se lembram disso, pois estão míopes e confusas com o processo da vida. Há uma grande chance de que muitas destas pessoas confusas cruzem os seus caminhos. Mas vocês precisarão decidir se, em virtude de algumas poucas, por mais estrago que façam, terão que decidir se seguirão confiando ou não no Universo! Saibam que eu escolhi continuar confiando, que por hora cheguei à conclusão que toda agressividade é apenas um pedido de socorro.
Claro que busquei me preservar e me afastar das pessoas que não fizeram por merecer, mas continuo sempre partindo da premissa de confiar. Optei por entender que as adversidades que me foram apresentadas serviram também para me colocar rumo aos meus propósitos, por mais que eu em determinados momentos não entendesse isso.
Talvez vocês me perguntem… Tá… Mas se todas as adversidades e hostilidades servem para alcançar nossos propósitos, porque vemos tanta gente que não se realiza e fracassa?! Cadê o Universo conspirando para estas realizações?
Minha conclusão sobre isso é, em primeiro lugar, de que o universo conspira, mas jamais fará por você! Portanto, você jamais poderá desistir. A partir do momento que desiste, o universo para de agir, afinal, não fará sentido agir se você desistiu. O Universo quer para você exatamente o que você mesmo quer para você! Se você quiser desistir, tudo bem, também pode. O importante é ter honestidade intelectual de assumir as próprias escolhas ao invés de terceirizar a culpa para os outros.
Enfim… acredito que o Universo é Abundante, que conspira a seu favor, que vocês devem confiar e seguir com fé inabalável de que irão realizar seus propósitos. Quando estiverem cansados ou desacreditados, recomendo que descansem e que, depois, continuem confiando!
Autor: Cesar Santiago