Ciências Contábeis Uniabeu promove semana especial para alunos e convidados

O curso de Ciências Contábeis da Uniabeu promoveu uma semana acadêmica recheada de atrações para os alunos e os convidados externos. Através do tema Contabilidade na Gestão Contemporânea, foram apresentados minicursos, debates e palestras. O objetivo foi levar conhecimento de uma forma diversificada, tendo como base a experiência dos profissionais que já atuam na área. Todas as ações aconteceram na unidade Belford Roxo nos dias 06, 07 e 08 de novembro.

No dia 06/11, a abertura da semana ganhou um charme especial com a apresentação da ex-aluna de administração Priscila Gouveia. Ela conduziu o primeiro dia chamando os palestrantes e as personalidades da Instituição ao palco. Logo no início, a voz de Priscila encantou. Cantando Fascinação (música muito conhecida na voz de Elis Regina), ela surpreendeu o público ao se direcionar ao palco. Na sequência, foram chamados para compor a mesa a Pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Extensão Andréa Santos, o Coordenador de Ciências Contábeis Marcos Nogueira, o Coordenador do Campus 1 Ubirajara Cunha e o Presidente da ASCOM (Associação dos Contabilistas da Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro) Evandro Gonçalves de Almeida.

Após a execução do Hino Nacional, a pró-reitora Andrea e o coordenador Marcos fizeram as honras da casa. Andréa recepcionou os convidados, desejando um bom proveito a todos, “é com grande satisfação que realizamos a Semana de Ciências Contábeis na Uniabeu, justamente no momento em que o curso completa 45 anos na Instituição. Desejo um excelente evento a todos os nossos discentes e convidados e parabenizo o curso pela organização e planejamento do que será apresentado”. Na sequencia, o coordenador Marcos fez os seus agradecimentos, “eu gostaria de agradecer a disponibilidade dos nossos professores, da nossa equipe administrativa, dos nossos alunos e de todos os demais que colaboraram para a realização da semana. Todos os eventos foram planejados para trazer grandes conhecimentos a vocês e eu tenho certeza que vocês irão gostar”.

Após a fala dos profissionais da Uniabeu o Presidente da ASCOM, Evandro Gonçalves, falou brevemente sobre a atuação do contador no mercado. Ex-aluno da Instituição, Evandro ressaltou o carinho que possui pela Uniabeu, “eu tenho muito orgulho de ter estudo aqui. Estou me sentindo em casa. Aproveitem bem todos os momentos de aprendizagem e venham logo para o mercado, pois estamos precisando cada vez mais de novos contadores”. Em seguida, Alexandre Eulália Pacheco, também da ASCOM, palestrou sobre a carreira, os dilemas e as perspectivas dos contabilistas. Através da conversa, várias dicas foram passadas, “participem de eventos, congressos e busquem atuar na área. O mercado vive uma escassez de profissionais de contábeis e vocês, após concluírem o curso, poderão ocupar essas vagas, caso estejam preparados”, concluiu Alexandre.

No mesmo dia, representantes da administração pública do município de Belford Roxo realizaram uma mesa redonda sobre o orçamento da cidade. Elenice Silveira, Secretária de Fazenda de Belford Roxo, e a sua equipe falou sobre os desafios e a execução das contas do município. Alunos e professores realizaram perguntas e enriqueceram o debate.

No dia 07/11 duas ações aconteceram simultaneamente. No auditório 2 o professor André Luiz da Silva Garcez palestrou e na sala 51C um minicurso abordou as novas obrigações acessórias para 2018. Rodrigo Peixoto e Weslan Santos Oliveira comandaram a turma.

No último dia de eventos a empresa Alterdata Softwares falou sobre o mundo virtual na sala 51C. No auditório 2 Virgílio de Oliveira Souza da Escola de Gestão do TCE/RJ abordou a perícia contábil, o mercado de trabalho e a atuação do profissional.

Nos três dias de eventos houve sorteios de brindes para o público. A professora Luciene Romanelli comandou o sorteio, presenteando os contemplados com almoços, descontos em academias, descontos em cursos etc.

A Semana de Ciências Contábeis Uniabeu contou com a presença maciça dos alunos nos três dias de eventos. Além da turma de Contábeis, estudantes de Administração e Logística também participaram.

Veja alguns momentos da Semana de Ciências Contábeis Uniabeu!

Fotos: Gabriela Mineiro e Camila Souza