0800 591 0700

Alunos de Enfermagem promovem evento sobre Saúde Mental e a Reforma Psiquiátrica

Os alunos da turma G381 do curso de Enfermagem promoveram no dia 07/06 uma mesa debate que pautou a saúde mental e os desafios, lutas e a mobilização social pela reforma psiquiátrica. O evento aconteceu no auditório principal do campus Belford Roxo e contou com uma mesa formada por profissionais da área da saúde e da psicologia. No debate, cada profissional compartilhou a sua rotina e posicionou-se mediante a reflexão proposta pelos alunos. Marcaram presença os psicólogos Adriane Pereira e Felipe Barbosa, os professores Leandro Arantes (responsável pela avaliação do evento) e Mignon Lins e o Enfermeiro responsável pela administração da Clínica da Família de Queimados, Leandro Mendes. A presidência da mesa ficou por conta da aluna Jéssica Messias.

Além do debate, encenações e as opiniões do público também marcaram o evento. Na plateia, alunos de enfermagem, psicologia e outros cursos da Uniabeu também participaram; Estudantes da FAG – Escola Técnica de Belford Roxo – também prestigiaram o evento que também apresentava na área externa ao auditório uma exposição de remédios e banners explicativos.

A discussão em torno da Reforma Psiquiátrica aponta para um novo estatuto social para a pessoa com sofrimento psíquico. Através dela, objetivam-se mais respeito, cidadania e outros direitos que garantem uma participação mais ativa no universo social. Adeptos à reforma acreditam em uma sociedade livre de manicômios e com políticas públicas focadas na saúde e no desenvolvimento social da pessoa com sofrimento psíquico.

O evento organizado pela turma G381 trouxe esse debate para alertar aos presentes que é possível, além de ser importante, falar de saúde mental sem preconceitos, opressão ou isolamento. Além de conscientizar, o evento também consistiu num alerta, pois geralmente os primeiros sinais dados por uma pessoa com sofrimento psíquico são percebidos claramente pela família.

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar