Aluna de educação física da Uniabeu conquista o bicampeonato do Circuito Extreme e foca os Jogos Tóquio 2020
Glauciele Oliveira, 19 anos, é tricampeã estadual e campeã brasileira
A aluna de educação física do Centro Universitário Uniabeu Glauciele de Oliveira de Souza, 19 anos, é bicampeã do Circuito Extreme Etapa Tinguá, evento esportivo promovido pela R2 Esportes. Ela venceu em 2015 e também a edição 2016, no domingo (14/08). A moradora de Mesquita cruzou a linha de chegada em 1º lugar depois de percorrer 8 Km de prova em 37 minutos, superando 260 concorrentes. “Considero o tempo razoável, porque fiz o percurso pensando também em evitar lesões”, explica.

Focada e com a luz dos vitoriosos nos olhos castanhos, a aluna da Uniabeu já projeto o futuro: “Meu sonho é correr uma maratona nas Olimpíadas”, declara a universitária que conta com o apoio de uma bolsa integral (100%) da Uniabeu. O projeto inicial é conseguir o índice para a prova dos 10 Km dos Jogos de Tóquio 2020. Para isso, a dedicação aos treinos é intensa. De segunda a sábado, a jovem atleta passa cinco horas totalmente entregue à preparação física.
“No primeiro período do dia estou dedicada aos treinamentos por três horas, e à tarde são mais duas horas trabalhando resistência, fortalecimento muscular e à noite, vou à Uniabeu para as aulas do curso de Educação Física”, comenta a rotina. A concentração aliada ao talento natural vai rendendo bons resultados desde os 12 anos, quando teve os primeiros contatos com o esporte.
Segundo ela, suas passadas firmes rumo às vitórias começaram em um projeto desenvolvido pela Escola de Samba Mangueira, onde estudava, em Nova Iguaçu, no CIEP 387. Oliveira diz que a princípio tudo não passou de uma curtição, mas logo percebeu que correr era a sua praia. “Meu primeiro resultado importante aconteceu nas Olimpíadas Escolares, em 2010, aos 13 anos. Fui campeã!”, recorda a atleta com um belo sorriso.

É assim, com essa característica leve e com os olhos iluminados, que Oliveira foi colecionando vitórias desde as primeiras disputas na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro e Brasil a fora. Em seu quarto, estão medalhas e troféus como, por exemplo, o tricampeonato estadual (2014, 2015 e 2016) em corridas de 3 e 5 Km, campeã brasileira na prova de 1,5 Km, e o bicampeonato do circuito Extreme e a 1ª colocação na corrida Roberta Santana de 2016. “Quando estou correndo tenho a sensação de liberdade, de tranquilidade, de distração, de leveza, apesar do momento de muita responsabilidade”, avalia.
A próxima competição da atleta será no feriado de 7 de setembro. Oliveira coloca os pés em ação na Corrida São Francisco Xavier em busca de paz, tranquilidade, troféu, medalha e melhor tempo de prova.
Reportagem: Fernando Fraga
Fotos: Rodolfo Walter e divulgação